Na tarde desta terça-feira, 28 de fevereiro, o SBT promoveu um encontro com o elenco do programa Esquadrão da Moda e a imprensa. Sob nova direção de Márcio Esquilo, que comandou o Fofocalizando e outras atrações como Domingo Legal, Topa ou não Topa e Arena SBT, o reality de moda mais antigo da televisão aberta chega reformulado nesta nova temporada, que estreia no próximo sábado, dia 04 de março, às 22h30. Além do novo diretor, uma das novidades desta temporada é que as roupas não utilizadas pelas participantes serão sugadas por um tubo, substituindo a lixeira das outras edições, um ato de consciência social e ecológica. Diversidade e inclusão também continuam sendo o foco dessa temporada.
“Quando o Fernando Pelegio [diretor artístico do SBT] falou para eu assumir, fiquei com medo. É um programa que já está há quase 15 anos no ar, já passou muita gente boa por aqui, então, eu fui estudar, eu assisti aos programas pensando num programa maravilhoso, com gente brilhante, em que eu poderia acrescentar”, declara Márcio Esquilo.
“Trouxe algumas novidades, consegui, junto com a minha equipe, criar o tubo, em substituição ao lixo. Nos tempos atuais, não cabe mais falar em jogar roupas no lixo, então, o tubo vai mandar roupas para o espaço”, explica o diretor sobre o equipamento queridinho do programa, que tem como objetivo conscientizar as pessoas em não descartar as vestimentas na lixeira.
“Não estamos pegando pessoas porque se vestem mal, mas sim para que ela melhore sua história, sua autoestima. Estamos trazendo diversidade, o Brasil tem pessoas de todos os tipos, estamos tentando trazer diversidade e estamos conseguindo”, pontua Esquilo.
Há 14 anos, o programa ajuda vítimas da moda, filtra gostos duvidosos e recupera a autoestima. Agora, serão 23 episódios que irão entregar diversão, entretenimento e muito estilo pela apresentação e cuidados de Renata Kuerten e Lucas Anderi, e sob a assessoria dos especialistas, a maquiadora Vanessa Rozan e o hair stylist Rodrigo Cintra.
Novas histórias serão contadas. São participantes que não se vestem adequadamente no ambiente de trabalho, pessoas que passaram por momentos traumáticos, mulheres que ainda usam trajes de meninas, estrelas que precisam calibrar seu brilho. O time do Esquadrão da Moda fará de tudo para surpreender e convencer cada escolhida a entregar seu guarda-roupa e mergulhar numa viagem rumo à elegância e ao bom gosto.
“Sair do Fofocalizando e fazer moda, é bem diferente, então, eu estudei! Me questionei sobre o que eu posso acrescentar de novidade ao programa. Eu faço televisão para o público. Pensei onde podemos melhorar, pensei nas abordagens, como se fosse uma Câmera Escondida, um reality, nada fake. […] Outra novidade é que no final do programa, na hora da revelação, a pessoa poderá ver como ela chegou no programa, e como ela está depois da transformação, uma nova pessoa”, afirma o novo diretor.
Com a intenção de dar um up nos looks, as convidadas são indicadas à produção por familiares ou amigos. Durante alguns dias, as participantes são flagradas com câmeras escondidas em suas rotinas com as roupas e conceitos que elas utilizam. Lucas e Renata aparecem de surpresa e revelam o convite para a participação da atração. Os consultores analisam cuidadosamente as roupas da integrante, separando as peças que ficam e as que se vão definitivamente pelo tubo.
Depois de todas as orientações, surge a hora de colocar em prática e ir às compras. A participante terá 15 mil reais para gastar nas vestes aconselhadas pelos especialistas. Em seguida, uma renovação na estética e cuidados pessoais na maestria de Rodrigo Cintra e Vanessa Rozan, que já estão há anos no Esquadrão da Moda e comentam sobre as mudanças:
“Eu via o Esquilo no restaurante, mas nunca havíamos trabalhado juntos. E ele me deixou trabalhar à vontade. Esse trabalho em conjunto do programa com as redes sociais, orientando, ensinando, isso é sucesso. Senti um programa mais solto, mais leve, mais livre. O Esquilo foi um presentão para a gente. Lucas e a Renata são maravilhosos. A Vanessa nos conhecemos há muitos anos. O programa e o SBT mudaram a minha carreira e a minha vida”, expressa Cintra.
“O SBT foi muito sábio e respeitoso colocar tanto o Rodrigo quanto eu de novo no lugar que a gente gosta muito, que é a parte educativa, das dicas, mostrando para as pessoas o que elas podem fazer e compartilhar com os outros. Compartilhar tudo o que a gente vem aprendendo nesses 20 anos de carreira. Os novos apresentadores só trouxeram ainda mais leveza junto com o diretor Esquilo que é muito especial, além de participantes escolhidos com muito carinho e quadros gravados com muito amor”, alega Vanessa.
No episódio de estreia, 04 de março, o público vai conhecer a história de Natalia, 34 anos. Ela tem autismo e perdeu mais de 50 quilos após a cirurgia bariátrica. Empresária do ramo de tatuagem, a participante mora com o marido e a filha.
O autismo foi diagnosticado tardiamente, já na fase adulta. Mas, desde a infância, ela tem dificuldade em lidar com mudanças. Isso se refletiu na sua preferência por vestir só peças pretas e, como o marido definiu, “seu uniforme diário” composto por calça legging e camisetona.
Apesar de ter feito a cirurgia bariátrica há mais de dez anos, Natalia não mudou o estilo, sempre usando roupas que escondem seu corpo e não valorizam suas curvas.
Antes de chegar ao programa, Natalia já tinha procurado ajuda para mudar seu modo de vestir, mas após algumas tentativas se rotulou como ‘caso perdido’. A abordagem de Natalia será realizada no mais novo cartão-postal de São Paulo, a Roda-gigante do Parque Villa-Lobos.