O Festival Juá Literária 2025 começa em grande estilo no dia 22 de outubro, com o projeto Palavra em Cantoria, um encontro entre três mestres da cultura nordestina: Xangai, Maciel Melo e Jessier Quirino.
No palco, poesia, música e memória se entrelaçam em um espetáculo que celebra a identidade e a força da tradição nordestina. A voz marcante de Xangai, a viola poética de Maciel Melo e a verve bem-humorada e sensível de Jessier Quirino se unem para emocionar e transportar o público às raízes sertanejas. Mais do que um show, “Palavra em Cantoria” é uma celebração da palavra falada e cantada, um tributo ao povo e à cultura que moldam o Nordeste.
Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, a Juá Literária chega como culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo. Durante quatro dias, de 22 a 25 de outubro, o festival vai reunir cerca de 80 atrações em shows, mesas literárias, lançamentos de livros, oficinas, apresentações teatrais e outras atividades espalhadas pela Orla II, distritos, Praça do Poeta, Centro de Cultura João Gilberto e até o Rio São Francisco.
O Festival Juá Literária é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Educação, dentro do Programa Juá Literária, com apoio da Editora IMEPH, Ande Livros, Governo do Estado da Bahia e Fundação Pedro Calmon, e produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas. Dentro da programação, um dos espaços de destaque será a FLIJUÁ – Feira de Literatura de Juazeiro, realizada na Tenda das Palavras, em conformidade com a Lei Municipal nº 3.238/2024.





