segunda-feira, abril 7, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, Bahia Origem Week encerra a sua quarta edição, em Salvador

Foi finalizada neste domingo (6) a quarta edição do Bahia Origem Week, evento que neste ano consolidou a sua presença no calendário e atraiu milhares de visitantes para o Centro de Convenções Salvador. O governador do estado, Jerônimo Rodrigues, foi uma das autoridades que compareceram no último dia da Feira que destaca as cadeias produtivas e promove interação e negócios entre pequenos agricultores, microempreendedores e empresários, do norte ao sul da Bahia.

Foram quatro dias de extensa programação com foco na valorização das 13 zonas turísticas da Bahia, com expositores e produtos de origem desde a Baía de Todos os Santos à Costa do Descobrimento. Durante a sua tour pela Feira, o governador reconheceu a importância desses agentes para o desenvolvimento econômico do estado.

“Nós temos o prazer de celebrar mais uma edição desse evento que demonstra o potencial da nossa agricultura familiar, que vai desde a qualidade dos produtos, das embalagens e no trato com o cliente. Temos capacidade de exportar não só para outros estados, como também para fora do país”, destacou Jerônimo.

Ao lado do governador, do titular da Secretaria de Turismo, Maurício Bacelar, do secretário da SDE, Ângelo Almeida, do presidente da CAR, Jeandro Ribeiro e do diretor da Bahiater, Lanns Almeida, o empresário e fundador do Bahia Origem Week, Marco Lessa, ressaltou o sucesso do evento, que, para ele, apresentou um balanço positivo, superando as outras edições em números de público e receita.

“O Bahia Origem Week foi um sucesso absoluto. Todos os números das edições anteriores foram superados. Tivemos mais de 30 mil visitantes, mais de 250 expositores, cerca de 400 marcas e mais de 15 milhões em negócios. Grau de satisfação acima dos 95%, as pessoas saíram daqui felizes, os expositores também, houve um fluxo muito bom de compras e negócios, e conseguimos juntos com o Governo do Estado promover a indústria, a agroindústria, pequenos produtores e principalmente a agricultura familiar. Já estamos planejando a edição de 2026”, adiantou o gestor.

Fotos: Victor Rattes e Alberto Monteiro

O sucesso do evento refletiu também na participação social na luta contra a insegurança alimentar. Foram doados mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis para a Campanha Bahia Sem Fome. Em todos os dias do evento, os visitantes foram incentivados a contribuírem com a ação do Governo do Estado.

Escultura de chocolate de dois metros e Chocolat Festival

A programação da 41ª edição do Chocolat Festival, que integrou o BOW, trouxe o espaço ‘Atelier’, que neste ano inovou ao apresentar uma escultura em tamanho real. A Chef Taty Benazzi e a sua turma de alunas esculpiram uma imagem de um capoeirista feita 100% de chocolate. Com 2 metros de altura e mais 250 Kg, a obra será doada para a União dos Grupos de Capoeira Bahia, associação que luta pela inclusão do esporte em iniciativas sociais, esportivas e educacionais.

Fotos: Victor Rattes e Alberto Monteiro

Na Cozinha Show, chefs conceituados levaram o chocolate como protagonistas de suas receitas, como a argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette, que prepararam ovos de páscoa e bombons. A programação do Chocolat Festival teve um gostinho especial também para os pequenos, a Chef Tia Pri comandou a Cozinha Kids e ensinou aos ‘mini chefs’ receitas deliciosas com chocolate.

Gastronomia e valorização da cultura afro-brasileira

A 4ª edição do Bahia Origem Week foi marcada também pela celebração da culinária e cultura ancestral. Além dos estandes de moda e artesanato afro, os chefs de cozinha se inspiraram no tema e levaram às suas raízes para os pratos. Na Cozinha Show, os chefs Ana Célia e Jônatas Bomfim, por exemplo, reproduziram pratos típicos da culinária de resistência.

Em meio à Feira de Origem e Negócios, o Centro de Convenções se tornou ainda uma passarela de moda. Jovens do projeto Periferia do Futuro desfilaram o estilo, beleza e poder da negritude.

Expo Pesca Nordeste

Ainda dentro da programação do Bahia Origem Week, aconteceu a 3ª edição da Expo Pesca e Aquicultura, evento que difunde a cultura da pesca no nordeste e reúne pescadores, comunidades, empresas e entusiastas, conectando produtores e empreendedores do setor. Neste ano, o evento ganhou um espaço maior e contou com exibições de aquários e tanques com peixes, camarões, ostras e outros pescados.

Realização

A 4ª do Bahia Origem Week foi uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além do apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

Sobre o Bahia Origem Week

O Bahia Origem Week é uma feira de negócios voltada para fortalecer o setor produtivo local, impulsionando a comercialização de produtos regionais e sustentáveis. O evento contribui para o crescimento econômico e social do estados, destacando a riqueza gastronômica e cultural de cada região.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval