A Igreja Nossa Senhora dos Humildes, um dos templos católicos mais antigos de Feira de Santana, localizado no distrito de Humildes, está apresentando rachaduras no teto e nas paredes. A situação foi alertada pelo vereador José Marques de Messias, Zé Curuca (UB), durante sessão ordinária na Câmara Municipal, na última quarta-feira (26).
Preocupado com a segurança da população e a preservação do patrimônio histórico, o vereador solicitou o apoio da Prefeitura para que sejam feitas as devidas intervenções no local.
“A situação é preocupante, e precisamos agir com urgência para evitar que algo mais grave aconteça, como ocorreu com a Igreja São Francisco de Assis, em Salvador”, destacou.
Como medida preventiva, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) já bloqueou a passagem de veículos pesados na Rua Juracy Magalhães, que fica nos fundos da igreja.
“Sempre que caminhões ou carros pesados passam por ali, a estrutura trepida e as rachaduras se agravam”, explicou o vereador.
Segundo Zé Curuca, a Prefeitura já está tomando providências para solucionar o problema. Na tarde da última terça-feira (24), uma equipe técnica visitou o local, incluindo engenheiros municipais e o superintendente de Obras e Manutenção, João Vianey, que avaliaram de perto a situação da igreja.
“Fico muito agradecido ao prefeito José Ronaldo por ter atendido ao meu pedido e enviado uma equipe para avaliar o caso.
Após as visitas técnicas, serão emitidos relatórios que indicarão as medidas necessárias para garantir a segurança da estrutura e dos frequentadores do templo.
“Tenho certeza de que o prefeito José Ronaldo não medirá esforços para ajudar no que for preciso”, concluiu.