segunda-feira, março 31, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Exposição conta a história da Micareta de Feira de Santana

Aconteceu no último sábado (21), no Centro Cultural Sesc em Feira de Santana, abertura da exposição Ritmos Visuais – Uma jornada pela história da Micareme, que conta a história de 88 anos da Micareta de Feira de Santana a partir das obras de quatro artistas baianos.

No lançamento, aconteceu um vernissage aberta ao público com um bate-papo com os profissionais envolvidos no projeto, uma visitação mediada e o show do músico Djalma Ferreira.

Foto: Reginaldo Junior / Portal MF

Todas as obras são inéditas e foram criadas a partir da pesquisa do radialista, professor e pesquisador da festa, Edilson Veloso. A mostra tem curadoria da artista visual Nila Carneiro, que assina também a identidade visual do projeto, e entre os expositores estão os artistas Kbça, Ludimila Lima, Raiana Britto e Ana Reis. 

Foto: Reginaldo Junior / Portal MF

“A Exposição Ritmos visuais, veio contar a história dos 88 anos da Micareta de Feira de Santana e a colaboração que a festa trouxe para economia da cidade, para a formação da nossa identidade e também para a cultura feirense e as obras vem falar sobre essa história e personagem que fizeram a festa”, disse Igor Almeida, produtor cultura do Sesc.

Foto: Reginaldo Junior / Portal MF

Na abertura, aconteceu um bate papo com os artistas Nila Carneiro e Kbça, mediado pelo radialista e pesquisador Edilson Veloso, com o público presente no evento, a Portal MF Veloso falou sobre a importância da exposição para Micareta de Feira

“É importante para a preservação da história do evento, uma viagem pela Micareme, que foi o primeiro nome do evento, principalmente neste momento onde algumas pessoas querem destruir a nossa festa e não temos que permitir isso, ao contrário. Essa é a história de Feira de Santana e a Micareta é muito mais que uma festa, que um trio, um bloco e pessoas dançando, ela tem ancestralidade e nossa identidade cultural e precisamos lutar por ela”, disse o radialista.

Foto: Reginaldo Junior / Portal MF

Em entrevista ao Portal MF, um dos expositores Kbça, falou sobre a importância da exposição Ritmos Visuais para cultura feirense.

Para mim é muito bom, pois me remete muito a essa memória de infância, por que minha mãe é costureira e durante muito tempo ela trabalhou reformando abadas e eu ajudava ela, mesmo não consumindo a Micareta eu participava de uma outra forma da festa e foi algo muito enriquecedor saber sobrea história dos trios, através dos Veloso e melhor ainda por ser algo de Feira de Santana. A Micareta é uma arte”, disse o artista.

Foto: Reginaldo Junior / Portal MF

Finalizando a noite, o cantor Djalma Ferreira apresentou um show cantando os sucessos dos 40 anos do axé music, no mesmo ano que o artista celebra 35 anos de carreira.

“Eu tô muito feliz em participar dessa celebração dos 40 anos do axé music e ainda celebramos os 35 anos da minha carreira em trios elétricos e um evento que uni artes para celebrar a nossa Micareta”, disse Djalma.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval