quarta-feira, abril 2, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Chefs Jônatas Bomfim e Carlos Ribeiro destacam a culinária nordestina no Bahia Origem Week

Entre os dias 03 e 06 de abril, O Bahia Origem Week vai apresentar os diferentes sabores e influências da cozinha brasileira, com chefs que representam diferentes regiões do país e do mundo. Na culinária nacional, entre os destaques, estão o personal chef baiano, Jônatas Bomfim, e o escritor gastronômico e chef paraibano, Carlos Ribeiro. A 4ª edição do evento será sediada no Centro de Convenções Salvador e terá entrada solidária.

Cozinheiro, pesquisador pela UFBA e criador do projeto Chefe da Quebrada – que oportuniza talentos da periferia -, Jônatas Bomfim fará a sua segunda participação na grade do Showcooking, a cozinha ao vivo do Origem Week, no dia 05 de abril. Defensor da agricultura familiar, nesta edição o chef vai preparar um Abará Recheado com Mariscada com Salada de Biribiri e Farofa de Licuri, valorizando a culinária ancestral.

“Pra mim é uma honra participar mais um ano do Origem Week e poder compartilhar saberes e estar do lado de personagens importantíssimos da nossa gastronomia nacional e internacional. Sempre gosto de frisar também a participação das cooperativas da agricultura familiar, que mostram para o mundo a nossa diversidade com produtos regionais de origem. Neste ano vamos ter novidades: vou mostrar um prato cheio de sabor e história, com o Abará Recheado com Mariscada, que traz a riqueza do mar e homenageia meu bairro natal, a Ribeira. Como surpresa, vou preparar uma opção vegana”, disse.

Professor e pesquisador em história da alimentação pela USP, o chef paraibano Carlos Ribeiro também é veterano no Origem Week. Neste ano, ele se apresenta na aula show, no dia 03 de abril, com uma receita autoral feita especialmente para o evento: Galinha d’Angola no Molho de Cacau e Nibs Crocante. De acordo com o chef, o prato protagoniza ingredientes da culinária baiana, como o dendê, leite de coco e o próprio cacau, que representa o coração do evento.

“Pra mim é uma honra e um prazer gigante estar participando mais uma vez, falando das riquezas do Brasil no Origem Week, e em especial, em Salvador, cidade que eu amo de paixão. Para o meu prato de apresentação, peguei elementos da culinária baiana e incorporei numa receita que já tinha, trazendo também como novidade o nibs de cacau. Faço o convite para todos participarem do evento, vai ter uma série de palestras, aulas shows e explicações sobre produtos brasileiros”, disse o chef que também ministrará uma palestra no evento.

Além de Jônatas e Carlos, estão confirmados para esta edição outros chefs, como Dani Façanha, Ana Célia, Elíbia Portela, Fabrício Lemos, e a argentina Mariana Corbetta e o belga Laurent Rezette.

O Bahia Origem Week é uma realização da MVU Empreendimentos/Grupo M21, em parceria com o Governo da Bahia através da SETUR, SDE, SDR, SEMA, SETRE, SEAGRI, Bahiater, CAR, Bahia Pesca e Adab. Além de ter o apoio da Unicafes BA, Ceplac e Biofábrica da Bahia.

SOBRE O ORIGEM WEEK

O Origem Week é uma feira de negócios que reúne o setor produtivo local, visando melhorar a competitividade e promover comercialmente produtos vinculados às condições e características da sua região. Com práticas sustentáveis, o evento fortalece o capital econômico e social dos estados por onde passa, evidenciando a sua diversidade gastronômica e cultural. Em suas três primeiras edições, na Bahia, já contabilizou mais de 30 mil visitantes, 250 marcas de produtos originais lançados, cerca de 200 expositores por edição e uma movimentação que passa dos 1 milhão de euros em negócios. Já foram outras três edições internacionais em Porto, Bruxelas e Paris, com enorme sucesso.

SOBRE MARCO LESSA

Marco Lessa é um empreendedor, empresário e visionário que fez do cacau e do chocolate brasileiro sua grande missão. Nascido em Guanambi, no sertão da Bahia, encontrou seu propósito em Ilhéus, onde a memória do aroma do chocolate das moageiras, a experiência na produção da primeira versão da novela Renascer (TV Globo) e o contato com os produtores locais despertaram seu desejo de transformar a realidade do Sul da Bahia por meio da valorização do cacau.

Especialista em eventos e turismo, Marco consolidou sua trajetória ao criar, em 2009, o Chocolat Festival — hoje o maior e mais importante evento de cacau e chocolate do Brasil, com edições internacionais na França e em Portugal. Além disso, criou o Brasil Origem Week, que leva a cultura e produtos brasileiros pelo mundo. Como CEO do Grupo M21, lidera uma organização privada e multiplataforma nos setores de eventos e comunicação, sempre impulsionando a economia criativa, o turismo e o reconhecimento do cacau brasileiro no cenário mundial.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval