No sábado de carnaval, o bloco Vem Sambar vai homenagear os 60 anos da Feira de São Joaquim. O desfile será composto por alas: a das baianas, dos sambistas da velha guarda e a ala dos feirantes da maior feira livre de Salvador. Como sempre faz em suas aparições, o bloco pretende transformar o Campo Grande, circuito Osmar, em um sambódromo ao som do Grupo Revelação (do Rio de Janeiro) e do sambista baiano Eduardinho (Fora da Mídia).
Na contagem regressiva para o desfile (1º de março), o bloco tem realizado ensaios festivos aos domingos, no Pier da Feira de São Joaquim. Suas fantasias (camisa e chapéu tipo Panamá – últimas casadinhas) estão à venda no Balcão Vem Sambar – na praça de alimentação do Shopping Bela Vista; Balcão Samba Vivo – Shopping Piedade; Bar São Jorge – Feira de São Joaquim, e no Tickt Maker – no Shopping da Bahia ou on-line no site. Individual R$200,00 e Casadinha R$300,00.
Fundado em 2005, a partir da iniciativa de um grupo de empresários de entretenimento e amigos simpatizantes do Samba, cujo propósito inicial foi desenvolver atividades culturais com foco no ritmo, para ampliar a participação dos blocos de samba no carnaval de Salvador, o instituto Vem Sambar logo ganhou notoriedade junto aos órgãos públicos e criou o bloco carnavalesco com o mesmo nome, e iniciou sua participação no carnaval de Salvador em 2007. Ao ocupar seu lugar na ordem da folia baiana, começou a desfilar trazendo atrações do RJ para somar aos nomes da terra.
Nos anos seguintes, o bloco manteve o ritmo de crescimento, sempre trazendo destaques nacionais, a exemplo de Tiee, Revelação, Mariene de Castro, Exaltasamba, Vou Pro Sereno, Xande de Pilares. No ano seguinte, em 2008, recebeu o Troféu “Eu Sou o Samba”, como destaque do carnaval. Naquele mesmo ano, mediante pesquisa popular, foi considerado um dos três maiores blocos de samba do carnaval de Salvador, pelo consagrado Trofèu Dodô e Osmar (Jornal A Tarde e TV Aratu).
Ampliando suas atividades, o Instituto mantém uma parceria com o Instituto Feira de São Joaquim e com o Sindicato dos Feirantes, onde desenvolve ações transversais na área da feira, como atividades sócioambientais, gastronômia, artesanato e de entretenimento, tendo realizado três últimas edições dos Festivais Gastronômicos da Feira de São Joaquim, oito edições do Forró da Feira e cinco edições do grito de carnaval. O bloco também é membro da UNESAMBA – União de Entidades de Samba da Bahia, exercendo atualmente a Coordenação Geral da entidade.