A professora Geane Freitas, 47 anos, chegou cedo à policlínica do Feira X. Em mãos levava as guias de exames laboratoriais, eletrocardiograma e de ultrassom do abdômen. A paciente aguardava passar por esse procedimento desde julho do ano passado. Com o mutirão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para zerar a fila de consultas e exames, Geane agora está mais tranquila.
A iniciativa foi iniciada nesta quarta-feira (8) e se estende até o dia 13 atendendo pacientes com requisições de exames datadas em junho e julho de 2024 [o mutirão será em três fases para atender todos os pacientes que possuem guias datadas até novembro]. Os cadastros estão acontecendo em todas as sete policlínicas.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, acompanhou o início dos agendamentos na Policlínica do Feira X e ressaltou a importância dessa iniciativa que assegura à população o acesso à saúde.
“Quem tem exames represados do ano passado, ou seja, de junho a novembro de 2024, podem fazer o seu cadastro em uma das policlínicas. Existe o compromisso de que esses exames sejam marcados dentro dos próximos 100 dias. Essa foi uma promessa de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho, e nossa missão é entregar isso de forma completa”, assegura o titular da pasta.
No ato do agendamento é obrigatório apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, guias de exames ou consultas e comprovante de residência atualizado.
Depois de apresentar as guias de solicitações, o cadastro do paciente será encaminhado para a Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde. Após esse procedimento, os exames serão agendamentos e a resposta da demanda será enviada para o paciente por meio de ligação ou aplicativo de mensagens dentro dos 100 dias.
MARCAÇÕES POR ETAPAS
Os agendamentos vão prosseguir nos dias 14, 15, 16 e 17 de janeiro para atender os pacientes com solicitações de exames datadas nos meses de agosto e setembro, enquanto que entre os dias 20 e 23 é para quem tem requisições de outubro e novembro.
O gestor da pasta explica que desta forma evita-se possíveis aglomerações e desconfortos para os usuários. Rodrigo Matos ainda destaca que o mutirão não interfere no fluxo normal de vagas disponibilizadas a novos pacientes.
Pacientes com solicitações anteriores a junho de 2024 devem passar por uma nova avaliação médica para verificar a necessidade atual dos procedimentos.