O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, iniciou a primeira semana de 2025 com um estoque favorável de leite humano, suficiente para atender aos bebês internados nas duas UTIs neonatais da unidade. No ano passado, o BLH enfrentou desafios em relação ao estoque, chegando a registrar 43% abaixo do necessário para suprir a demanda do hospital. No entanto, atualmente, o banco conta com 319 litros de leite humano pasteurizado e pronto para distribuição.
O Hospital da Mulher possui o título de Hospital Amigo da Criança (IHAC), uma certificação que visa promover, proteger e incentivar o aleitamento materno. Somente no ano passado, a unidade realizou 176 visitas domiciliares para coleta de leite humano de 95 mães doadoras e voluntárias.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, várias ações foram desenvolvidas pela autarquia municipal em 2024 com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância do aleitamento materno.
“Realizamos cursos preparatórios para novos funcionários e capacitamos toda a equipe do Hospital da Mulher no manejo do ‘alimento ouro’ (leite humano). Também promovemos outras atividades externas com as mães doadoras e ações na Casa de Parto Natural”, destacou Gilberte Lucas.
Nadja Vieira, coordenadora do BLH, informou que, em média, são distribuídos 3 litros de leite para cada bebê internado nas UTIs neonatais e de Cuidados Intermediários Canguru, a cada 24 horas. “A cooperação das mães doadoras é fundamental para manter o estoque do banco de leite. Somente no mês de dezembro, conseguimos coletar 87 litros de leite humano e distribuir 83 litros, que atenderam as necessidades de 152 crianças internadas na nossa unidade hospitalar”, enfatizou Nadja Vieira.
Com informações da Secom