Primeira emissora pública no Brasil a não veicular propagandas de BETs durante suas transmissões esportivas, A TVE iniciou uma campanha para conscientizar a população baiana sobre os riscos de utilização dos sites ilegais de apostas esportivas. A iniciativa da TVE reflete a opinião da maioria dos brasileiros sobre os perigos das BETs. Cerca de 60% da população considera essas apostas “ruins ou péssimas” e quer que elas sejam regulamentadas, segundo levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras).
A campanha da TVE, criada pela agência Ative com o teaser “A gente aposta acredita no futebol baiano” e o slogan “Aqui o Baianão é todo seu”, tem como objetivo alertar a população sobre os riscos das apostas ilegais, que causam impactos sociais, econômicos e psicológicos, principalmente em jovens, trabalhadores e beneficiários de programas sociais como o Bolsa Família. Além disso, cumpre o papel de destacar quem realmente importa: os times que representam a Bahia, reforçando o sentimento de orgulho pelo futebol local.
O Diretor Geral da TVE, Flávio Gonçalves, destacou a responsabilidade do veículo de comunicação com a sociedade. “Como uma emissora pública, a TVE reafirma seu compromisso com o bem-estar da população baiana e a diminuição das desigualdades sociais e econômicas. Não faz sentido estimular que as pessoas percam dinheiro e acumulem ainda mais dívidas; pelo contrário, nosso papel é alertar sobre os perigos, impactos perversos e educar a população.”
Além de conscientizar os baianos sobre os riscos das BETs, a campanha também fortalece e valoriza a participação do torcedor, mostrando que o campeonato transmitido pela TVE é um campeonato de todos. Dessa forma, é possível acompanhar de maneira gratuita pelo canal da emissora ou através da sua página do Youtube, sem restrição de jogos. Todos são transmitidos, independentemente do tamanho do time.
“Sabemos que os brasileiros e baianos são apaixonados por futebol, e a audiência da TVE é enorme durante os jogos. Nosso objetivo é continuar oferecendo transmissões de qualidade, valorizando o futebol local e os times que carregam a paixão e a força do nosso estado”, acrescentou o Diretor Geral da TVE.
Iniciada neste mês, a campanha será realizada até março e já pode ser vista em toda a Bahia de maneira on-line. Além disso, também conta com mídia exterior para as cidades de Alagoinhas, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Porto Seguro, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Riachão do Jacuípe e Salvador.