Um projeto social, sem fins lucrativos, que há cerca de três anos impacta positivamente a vida de famílias e pessoas carentes do município de Camamu, batizado de “Sopão Solidário”, do empresário Lázaro de Lourenço e sua esposa Manu de Lázaro que chefiam a ação e percorrem semanalmente as áreas mais humildes do município distribuindo sopa e pão para quem mais precisa.
São sempre quatro caldeirões, preparados e servidos pelas quatro mãos dos seus idealizadores, que fazem questão de se inserirem no passo a passo de todo processo. A partilha é realizada todas às quartas-feiras em algum bairro popular da cidade. “A gente sempre pensou em fazer algo que pudesse somar à nossa cidade e aos irmãos camamuenses. Encontramos na sopa, além da distribuição de brinquedos no Dia das Crianças, frango no Natal e peixe na semana santa, a forma singela de contribuir.” Contou o casal.
Situada na Costa do Dendê da Bahia, Camamu possui um IDH de 0,565, segundo o IBGE. O medidor de bem-estar da população da cidade, no entanto, tem uma média abaixo do estado (0,691) e do país (0,760).
Segundo Lázaro, que termina seu mandato como vereador [mais votado em 2020] no dia 31 de dezembro e que ficou em segundo lugar nas eleições municipais deste ano, quando concorreu à vice prefeito na chapa ‘Juntos Podemos Mudar Camamu’, com o também empresário Luizinho Luz, o investimento em programas sociais está sempre nas suas principais reivindicações como político atuante na Câmara Municipal. “A luta pela qualidade de vida das pessoas, precisa ser prioridade. É o que penso! E aproveito para convocar mais pessoas para ações solidárias e sociais, de modo geral, em nosso município ” concluiu.
Fotos: Ascom