A artrose é uma condição degenerativa que impacta as articulações do corpo, levando ao desgaste da cartilagem que cobre as extremidades dos ossos. Dor, inchaço, rigidez e até mesmo limitação do movimento das articulações afetadas são as consequências. Embora seja mais comum em idade avançada, também pode afetar pessoas mais jovens, devido a lesões articulares, obesidade ou outras condições médicas. No Brasil, dados do Ministério da Saúde indicam que há cerca de 15 milhões de pessoas com essa condição.
“Quando feitos corretamente, com orientação e para essa finalidade, os exercícios podem ser aliados poderosos no combate à artrose”, explica Allan Lacerda, Coordenador na Rede Alpha Fitness. Exercícios de fortalecimento muscular, resistência e funcionalidade são recomendados para quem convive com essa condição.
“A prática regular de exercícios pode ajudar a reduzir a dor, melhorar a função articular e retardar a progressão da artrose”, afirma o especialista.
Algumas dicas devem ser seguidas por quem tem artrose e deseja frequentar a academia. É fundamental buscar orientação de profissionais de saúde. Consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa de exercícios é importante para garantir que o treino seja seguro para a sua condição específica. A pessoa com a doença deve levar em consideração a gravidade da artrose. Se for mais grave, deve optar por exercícios de baixo impacto, como natação, ciclismo e caminhada, que colocam menos pressão sobre as articulações. Focar em exercícios de fortalecimento muscular, vai ajudar a proteger as articulações afetadas. É importante realizar aquecimento adequado antes do treino e alongamento após a atividade física, para reduzir o risco de lesões.