A Record voltará a transmitir o Campeonato Brasileiro a partir de 2025. A emissora concluiu as negociações com a Liga Forte União (LFU), que representa um grupo de clubes brasileiros, e está prestes assinar o contrato para garantir a transmissão dos jogos que tiverem esses clubes como mandantes até o ano de 2027.
A informação foi dada à reportagem de Meio & Mensagem pelo superintendente comercial multiplataforma da Record, Alarico Naves, na manhã desta quarta-feira, 28. O grupo deverá divulgar o comunicado oficial sobre a aquisição dos direitos ainda nesta quarta-feira.
“Isso representará uma revolução na história da Record”, disse o executivo à reportagem. A Record terá direito à transmissão de 38 jogos do Campeonato Brasileiro, que serão exibidos aos domingos, às 18h30, com início da exibição do pré-jogo às 18h. A mesma transmissão também será exibida, simultaneamente, no portal R7.com e no PlayPlus, serviço de streaming do grupo.
A Liga Forte União (LFU) é formada pelos seguintes clubes que disputam, atualmente, a Série A do Brasileirão: Atlético-GO, Athletico-PR, Botafogo, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Juventude e Vasco. As negociações de transmissão do Brasileirão da LFU estão sendo conduzidas pela empresa LiveMode.
“Construímos uma proposta baseada no potencial que a Record tem para o futebol: grandes profissionais e uma grade de jornalismo que ajudaria a repercutir o Campeonato e uma proposta de valor acima do que havíamos aportado inicialmente”, contou o executivo. Naves não quis revelar, contudo, os valores investidos pelo grupo para a aquisição dos direitos.
De acordo com o portal F5, da Folha de S.Paulo, a Record teria acertado o pagamento de pouco mais de R$ 210 milhões por ano pelos direitos de transmissão.
Futebol na Record: Brasileirão e Paulistão
Com o acordo com a Liga Forte União, a Record passa a ter o futebol em sua grade praticamente todo o ano. A emissora, que desde 2022 exibe o Campeonato Paulista na TV aberta, renovou o acordo para ter o torneio estadual por mais cinco anos.
“Assinamos o acordo recentemente e teremos o Paulistão na Record até 2029”, contou Naves à reportagem de Meio & Mensagem.
Com um calendário de jogos que, geralmente, vai de janeiro a abril, o Campeonato Paulista ocupará a grade do início do ano, enquanto o Brasileirão, que normalmente começa no mês de abril, ocupará os meses seguintes.
Quem transmitirá o Brasileirão em 2025?
Por conta da entrada em vigor da lei do mandante, que permite que cada time mandante dos jogos negocie sua transmissão de forma unilateral, a configuração dos direitos de transmissão do futebol brasileiro mudará a partir do próximo ano.
Para negociar com os veículos de forma conjunta, os clubes brasileiros se organizaram em dois grandes grupos: a Libra, que agrupa Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Santos, Atlético Mineiro, Grêmio, Vitória, Bahia e Red Bull Bragantino, e a Liga Forte União.Na TV aberta, os times da Libra negociaram os direitos de transmissão com a Globo.
Em abril, a empresa comunicou que exibirá, com exclusividade, os jogos dos clubes da Libra no Brasileirão a partir de 2025.
Assim como a negociação da Record, serão 38 jogos do campeonato exibidos por ano. O acordo da Libra com a Globo é válido até 2029. De acordo com o portal F5, o valor negociado entre a Libra e a Globo ultrapassa a casa de R$ 1 bilhão. As duas partes, porém, não tornaram públicos os valores.
Além de Globo e Record, outros players devem ainda entrar na transmissão do Campeonato Brasileiro. A LiveMode negocia com o Google e, conforme já foi antecipado por Meio & Mensagem, é possível até que seja elaborado um pacote de pay-per-view ao estilo do NFL Sunday Ticket, que já existe nos Estados Unidos, para a exibição no YouTube. Outros players de streaming e também o Premiere seguem na negociação.
Com informações do Meio e Mensagem