sábado, setembro 7, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Websérie sobre comunidade Catana, em Água Fria, será lançada nesta sexta-feira

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal

O primeiro episódio da websérie “Calango Tião: entre o Ponto e Catana Velho” será lançado nesta sexta-feira (26), às 18h, através do canal oficial do projeto no Youtube (https://www.youtube.com/@CalangoTiao). A produção conta com uma trilha sonora (EP) interpretada pelo grupo Calango Tião e cinco vídeos com imagens da região do Catana Novo (Ponto) e Catana Velho, no município de Água Fria. 

O projeto faz referência à casa de Dona Zeilda e Seu Vavá, localizada exatamente entre o Catana Novo (Ponto) e Catana Velho, duas pequenas praças desta comunidade em Água Fria. O primeiro episódio tem como título “Lembranças de Maria”, uma senhora cantarolava belas canções enquanto raspava mandioca na casa de farinha de seu Vavá e dona Zéilda. 

CRONOGRAMA DE LANÇAMENTO:

Lembranças de Maria – sexta-feira (26), às 18h – https://youtu.be/Fkv1v6krjIo
O trem e o solo de pai – sábado (27), às 14h – https://youtu.be/723hVlpuORE
Samba da Barra – sábado (27), às 18h – https://youtu.be/uZfEEfEQygY
Chora viola – domingo (28), às 16h – https://youtu.be/K5Oib1QYWPg
Peixe Piau é nadador – domingo (28), às 20h – https://youtu.be/OMNf0QdQKzg

Os demais episódios serão lançados no mesmo final de semana, trazendo vivências, experiências e memórias da comunidade Catana. “O trem e o solo de pai”, uma produção com imagens impregnadas de paisagens capturadas entre o Ponto e o Catana Velho, destacando a presença do trem que mantém a sua rotina nesta região. No mesmo dia, ou seja, sábado (27), será lançado o  episódio “Samba da Barra”, que faz referência à feira da Barra, conhecida como feira livre que ocorre todos os domingos, no principal bairro da cidade de Água Fria.

No domingo (28), os dois últimos episódios serão compartilhados para o mundo. “Chora viola”, com imagens nostálgicas e simbólicas sobre trabalhadores e trabalhadoras aguafrienses; e, por fim, “Peixe Piau é nadador”, uma série de imagens sobre os tanques, açudes e diferentes olhares acerca da importância da preservação das memórias para essa comunidade, flertando entre o imaginário local e a casa de Dona Zeilda e Seu Vavá, símbolo daquele “ponto” que impulsionou este projeto.

O projeto tem como diretor e proponente o jornalista e músico Cid Fiuza, que nasceu nessa comunidade e também faz parte do grupo Calango Tião.

“Todo o trabalho foi feito com muito carinho e esmero, com imagens de muito valor para essa comunidade, sobretudo, para quem teve o privilégio ser do Catana, com significados e sentidos imensuráveis. Estou muito feliz com o resultado. Na oportunidade, gostaria de agradecer todas as pessoas envolvidas, de forma direta e indiretamente. Vida longa às riquezas da Bahia. Espero que outras comunidades baianas tenham a mesma oportunidade!”, agradeceu.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval