Uma prática milenar originada na Índia vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, devido aos múltiplos benefícios para a saúde física e mental. O Yoga, além de melhorar a flexibilidade, fortalecer os músculos e aliviar o estresse, é reconhecido por promover o autoconhecimento e a conexão interior e tem sido muito buscado nos estúdios e academias.“Temos recebido uma demanda crescente de pessoas por aulas de Yoga, inclusive as aulas coletivas. Gente que quer não só trabalhar a flexibilidade e colher os resultados para o corpo, mas que quer relaxar e ter resultados para a saúde mental”, conta Ana Maria Santanche, professora de Yoga. Através da combinação de posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, o yoga ajuda os praticantes a desenvolverem uma maior consciência corporal e emocional. Esse processo de auto-observação permite que as pessoas identifiquem e compreendam melhor suas emoções, pensamentos e padrões de comportamento. E tendem a ajudar no controle do estresse, um dos maiores problemas da atualidade.
Estudos científicos indicam que a prática regular de yoga pode reduzir os níveis de ansiedade e depressão, melhorar a qualidade do sono e aumentar a sensação de bem-estar geral.
“O yoga é acessível a pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico, podendo ser adaptado às necessidades individuais”, frisa a especialista.