quarta-feira, julho 17, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Ressaca: treino no dia seguinte pode ajudar a eliminar o álcool do corpo

A Bahia vive um período de muitos eventos por conta dos festejos de São João e São Pedro. A turma se reúne, as cidades oferecem muitos shows e atrações inéditas e aí vem o combo forró, ingestão de álcool e noites perdidas. Com todos esses exageros, o dia seguinte pode trazer uma grande e incomoda ressaca.

Mas será que aquele treino do dia seguinte pode ajudar a “tirar o álcool do corpo”?! Treinar de ressaca ainda é um tema que tem sido motivo de discussão. Enquanto alguns acreditam que a transpiração resultante do exercício pode ajudar a eliminar as toxinas do álcool, acelerando a recuperação, outros acreditam que o álcool e o exercício não se misturam bem.

A ingestão de álcool antes do exercício pode afetar o desempenho físico de várias maneiras. Pelo fato do álcool ser diurético, ele aumenta a produção de urina, e a desidratação é um dos maiores inimigos do desempenho. A perda de líquidos pode levar a cãibras musculares e fadiga precoce. O álcool pode afetar a forma como o corpo metaboliza os carboidratos, resultando em uma queda nos níveis de glicogênio, principal fonte de energia durante o exercício. Ele também pode causar alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, especialmente para pessoas com problemas cardíacos.

Se você consumiu pequenas quantidades de álcool, têm menos probabilidade de afetar significativamente o desempenho. Com isso, seu corpo se recuperará mais rapidamente do que após uma noite de excessos. A hidratação é fundamental. Você pode praticar exercícios, mas certifique-se de estar adequadamente hidratado antes disso. O tipo de exercício também importa. Se você bebeu na noite anterior, busque exercícios leves a moderados, como uma caminhada ou um funcional; que podem ser mais seguros do que atividades intensas, como corrida ou levantamento de peso. Para atividades de alta intensidade, é aconselhável esperar até que todo o álcool seja eliminado do corpo.

“Para quem leva a sério a atividade física e deseja obter os melhores resultados, evitar o álcool nas proximidades dos treinos é uma decisão sensata. O álcool e o exercício não se misturam muito bem; portanto, optar por um estilo de vida saudável e equilibrado ainda é o melhor caminho para alcançar o êxito em suas metas de condicionamento físico”, finaliza o especialista.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval