Neste sábado, 15, às 21h, a Casa Noise, em Feira de Santana (BA), será palco de um evento imperdível para os amantes da música. A banda Clube de Patifes apresenta o show de pré-lançamento do seu novo disco “Macumba”, um trabalho que mergulha nas raízes afro-brasileiras e promove uma fusão musical denominada “Candomblues”.
O show marca a estreia da nova formação do grupo, com a entrada de Piveton como novo vocalista e o retorno de Rodrigo Borges nas guitarras. Os fãs terão a chance de ouvir ao vivo todo o repertório do novo álbum, que conta com a produção de André T, além de clássicos que marcaram a trajetória de 26 anos do Clube de Patifes.
Além do show, a noite contará com a exibição do filme “Macumba – Um trabalho realizado por várias mãos”. Este documentário de 28 minutos, dirigido por Daniel Sal, mostra um olhar sobre o processo criativo da banda na construção do novo álbum. O filme revela os bastidores e as reflexões dos músicos, proporcionando uma compreensão mais profunda do conceito e da execução do “Candomblues”.
“Este álbum é um mergulho profundo em nossas raízes e uma celebração da diversidade cultural que nos inspira. O show na Casa Noise será uma oportunidade do público experimentar o ‘Candomblues’ ao vivo, uma fusão que reflete nossa trajetória e nossa conexão com a espiritualidade e a ancestralidade“, destacou o baterista Paulo de Tarso.
Sobre a Banda
Clube de Patifes surgiu no final dos anos 90, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), e rapidamente se destacou na cena musical baiana. Formada inicialmente por Paulo de Tarso, Kleber Monteiro, Isaac Afonso e Pablues, a banda lançou seu primeiro álbum “Do palco ao balcão” em 2001, consolidando-se como uma big band de blues.
Ao longo dos anos, a Clube de Patifes ampliou suas fronteiras, conquistando públicos não apenas na Bahia, mas em diversos estados brasileiros. O segundo álbum, “Com um pouco mais de alma” (2010), trouxe as canções “Um dia blue” e “Mulher de repente”, que viraram clássicos indispensáveis nos shows, e foi responsável por solidificar a posição da banda na cena independente do Nordeste.
Em 2013, o álbum “Acústico” apresentou versões desplugadas de canções anteriores, além de novas composições, aumentando ainda mais a popularidade da banda. Já em 2015, com “Casa de Marimbondo”, o Clube de Patifes iniciou sua jornada no Candomblues, uma inovadora fusão de blues com ritmos e elementos místicos das religiões afro-brasileiras. Este trabalho foi produzido por André T, parceiro de longa data que também assina a produção de “Macumba”, que será lançado este ano.
Completando 26 anos de carreira, atualmente a Clube de Patifes é composta por Piveton (pandeiro e voz), Jocapone (contrabaixo), Marquinhos Menezes e Rodrigo Borges (guitarras) e Professor Paulo de Tarso (bateria).