sábado, abril 27, 2024
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Especialista explica importância da prática de exercícios físicos para mulheres 40+

O mês de março – com destaque para o dia 08, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher – é todo voltado para elas. São 30 dias para relembrar toda a luta por direitos das mulheres. No esporte, não foi diferente. As mulheres tiveram que romper barreiras para conquistar seu espaço de direito. 

Por isso, nada melhor do que falar sobre a prática de esportes, exercícios físicos regulares e seus benefícios para a saúde das mulheres. Elas têm cada vez marcado mais presença nos parques, quadras poliesportivas, ringues, tatames, academias e onde mais for possível desfrutar das vantagens da atividade física. E é sempre bom reafirmar que o estilo de vida e a prática esportiva vão muito além da estética dita ideal. Hoje, temos ciência dos benefícios que se manifestam no organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, especialmente para a mulher.

A partir dos 40 anos, o corpo feminino passa por muitas mudanças, a baixa hormonal é uma delas. O ganho de massa muscular fica comprometido, assim como também a disposição e o humor. A professora de educação física da Rede Alpha Fitness, Maria Paula Ribeiro, explica que para melhorar isso, é fundamental para a mulher de 40 anos acima, a prática de exercício físico regular, acompanhada de uma dieta equilibrada.

“Praticar exercícios resistidos com um cronograma inteligente de treino é muito importante para o ganho de massa muscular e quanto mais massa muscular temos, mais nosso metabolismo acelera. Casos de ansiedade e dores nas articulações, conseguem ser combatidos com a atividade física, e ainda ajudarão muito no ganho de mobilidade e flexibilidade”, indica a professora.

Por isso, a musculação é tão necessária. Ela ajuda no fortalecimento dos músculos através dos seus exercícios, pois o corpo precisa de duas coisas, estímulo e execução correta dos exercícios. Através de um cronograma, a mulher consegue ganhar massa muscular treinando.

Por conta disso, os benefícios são inúmeros. Os exercícios ajudam na produção de endorfinas, o que resulta na sensação de bem-estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais e menos efeitos relacionados à TPM, como as alterações de humor. Outro efeito positivo é o aumento da libido. A atividade física colabora para diminuir os sintomas da depressão. Um estudo publicado no Primary Care Companion, do The Journal of Clinical Psychiatry, mostrou que mulheres que caminharam de 20 a 40 minutos, três vezes por semana, durante seis semanas, mostraram uma redução nos sintomas depressivos em comparação ao grupo de mulheres que continuaram sedentárias. Ou seja, a atividade física pode ser uma aliada no combate à depressão.

Um outro estudo, publicado no periódico científico Maturitas, mostrou que a falta de atividade física não deixa apenas a saúde feminina em risco durante a menopausa, mas também pode aumentar os problemas. A pesquisa apontou que o exercício físico é importante para diminuir os sintomas da menopausa, e que pode até ser considerado como uma forma de terapia.

“Praticar alguma atividade física diariamente, é recomendado por médicos e faz um bem enorme à saúde da mulher. Por isso, não deixe de investir em você! Sempre é tempo para começar sua rotina saudável”, finaliza a professora da Rede Alpha Fitness.

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval