Novembro está chegando e com ele a edição 2023-2024 da Mostra da Diversidade Cultural: imagens da cultura popular. O evento, que tem início no dia 16 e vai até o dia 19, faz parte do programa Forma e Transforma, executado em Feira de Santana pela ONG Favela é Isso Aí e pela Habitus Consultoria e Pesquisa. A programação chega ao Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira trazendo um novo modelo de cursos e formações. Esta edição também tem a parceria do Festival de Cinema Festcine, com o lançamento de um edital para a inscrição e premiação de documentários, que passarão por uma seleção e serão exibidos durante o evento.
Programação
16 de novembro
· Apresentação da Edição Especial 2023 /2024;
· Roda de conversa com a educadora local Lélia Oliveira e Anaci Paim, secretária de Educação;
· Oficina de “Maquiagem e Caracterização para Audiovisual”, com Wanessa Brazil,
· Abertura da exposição “Poéticas Emergentes”
· Sessão competitiva Festcine.
17 de novembro
· Oficina de construção de mapas afetivos, de Clarice Libânio e Luzinete Assis;
· Oficina “Empreenda no Cinema: como Montar e Gerenciar sua Produtora Audiovisual”, com Bruno Benetti;
· Oficina “Cultura, Patrimônio Cultural e Narrativas Negras”, com Luzinete Assis;
· Talk “Gerações Pretas”, com Ivannide Santa Bárbara, Moab Barros e Luciellen Assis;
· Sessão competitiva Festcine;
· Show dos Bambas do Nordeste.
18 de novembro
· Percursos mediados com alunos, com Luzinete Assis, Feira Moviafro de Empreendedorxs Negrxs;
· Oficina “Semiótica e Leitura de Imagens: Desvendando a Narrativa Visual no Cinema”, com Marcelo Leme;
· TBT Mostra da Diversidade Cultural;
· Sessão competitiva Festcine;
· Show da cantora feirense Maryzéllia.
19 de novembro
· Encontro com os mestres populares e tradicionais de Feira de Santana, Bel Pires, Domingos Santeiro, Marco Caribé de Oxanguiã, Baio do Acorden e Carlos Mattheus;
· Feira Moviafro de Empreendedorxs Negrxs;
· Sessão competitiva Festcine;
· Premiação Festcine + Sessão com os filmes premiados;
· Show com Samba Duro da Baraúnas.
A iniciativa recebe o patrocínio da Belgo Arames, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação ArcelorMittal, da Prefeitura de Feira de Santana e da Fundação Cultural Municipal Egberto Costa e realização do Governo Federal.
Ações
Projeto patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, a Mostra da Diversidade Cultural desenvolve uma série de ações, entre as quais pesquisas de campo, premiações, registros em foto e vídeo, difusão da identidade local e eventos. A partir do Diagnóstico Cultural feito em 2016, o programa vem realizando formação de artistas e grupos, além de fomento ao cenário cultural, com contribuição para o desenvolvimento de Feira de Santana e o fortalecimento do próprio setor artístico e cultural. Já foram contemplados cerca de 150 grupos culturais e iniciativas locais no município, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.
Favela é Isso Aí
Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.