O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) promoveu neste domingo (29) a III Corrida de Prevenção ao AVC. Com o tema “Salve minutos, Salve Vidas!”, a corrida atraiu mais de mil participantes, solidificando sua presença no calendário da cidade. A movimentada manhã de domingo começou com a concentração às 6h, seguida pela largada às 7h. O evento ofereceu três opções de percurso: 10km de corrida, 5km de corrida ou 3km de caminhada, permitindo que pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico participassem. Inclusive Pessoas com Deficiência (PCD) e pacientes em reabilitação neurológica.
Cristiana França, diretora-geral do HGCA, ressaltou a importância do evento para a comunidade, destacando a participação de mais de mil pessoas na sua organização. Ela enfatizou o compromisso da corrida com a prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e celebrou a presença de pacientes que, graças aos cuidados médicos, se recuperaram completamente. “Feliz em ver o resultado desta corrida. Nosso objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre a importância de conscientização e prevenção ao AVC. Quero agradecer a secretária de Saúde Roberta Santana, ao Superintendente de Atenção Integral à Saúde (SAIS), Karlos Figueredo, ao deputado federal, Zé Neto, aos parceiros e amigos que prestigiaram este evento”, comemorou Cristiana.
Dra. Renata Nunes, coordenadora de Neurologia do HGCA, realçou o propósito da corrida como um alerta à sociedade sobre os cuidados necessários para prevenir o AVC. Ela enfatizou a importância da prática de atividade física como uma medida significativa para reduzir o risco de AVC e outras doenças cardiovasculares. “Estudos indicam que até 2050, os casos de AVC podem aumentar em até 50%. Isso destaca a necessidade contínua de conscientização e prevenção. A corrida coincidiu com o Dia Mundial do AVC, um dia global de conscientização e ação para destacar os desafios e a importância da prevenção do AVC. O esforço da corrida em Feira de Santana se alinha com os movimentos em todo o mundo que buscam educar as pessoas sobre a identificação de sinais de AVC e otimizar o tratamento para aqueles que sofrem dessa condição”, afirmou Renata acrescentando que a III Corrida de Prevenção ao AVC não apenas promoveu a atividade física como uma medida preventiva, mas também fortaleceu a comunidade local na luta contra o AVC. Com o aumento alarmante dos casos de AVC, iniciativas como essa desempenham um papel ímpar na conscientização e na promoção da saúde.