Realizado pela primeira vez em Feira de Santana, o festival gospel Canta Bahia reuniu um público de 80 mil pessoas em dois dias do evento, que aconteceu em um espaço Avenida João Durval Carneiro e recebeu 32 apresentações musicais, de dança e outras expressões culturais e artísticas de louvor e adoração.
O Canta Bahia foi realizado pelo Governo do Estado, através da Superintendência Fomento ao Turismo (Sufotur), com apoio das igrejas evangélicas da Bahia e do Programa Bahia Sem Fome, outras edições do evento foram realizadas em Salvador e Camaçari.
No primeiro dia subiram ao palco do Canta Bahia, Bruna Karla, Marcos Semeadores, Anderson Freire, Theo Rubia e cantores locais. O govenador do Estado Jerônimo Rodrigues esteve acompanhando abertura do evento e falou com exclusividade ao Portal MF sobre a importância desse festival para a cidade.
“Estou muito feliz em voltar a Feira de Santana, com uma pauta tão importante, que não é só do Governo do Estado, mais também de parceria com os segmentos religiosos de Feira de Santana, os pastores, os dirigentes de igrejas e uma equipe que montou um diálogo muito forte com as igrejas e estamos construindo uma agenda participativa, ao mesmo tempo vim agradecer e pedir a Deus mais graças é um sentimento de paz na Bahia e no Brasil. Surpreender a qualidade das cantoras e cantores, tanto as que tem nome nacional e internacional e os artistas da terra que nessa oportunidade mostram todo o seu talento”, disse o governador.
Na segunda noite do evento o Canta Bahia começou no período da tarde, reunindo uma multidão de pessoas e teve como destaque o show da cantora Cassiane. Em entrevista ao Portal MF Heber Santana coordenador Geral do evento, o festival foi um momento de celebração e adoração na cidade.
”É uma multidão de pessoas presentes nos dois dias do Canta Bahia, temos uma participação muito grande de crianças, famílias, jovens de Feira de Santana e de outras cidade, tendo esse momento de celebração. A maior parte do público é evangélico, mais certamente temos pessoas de outras religiões estiveram presentes, que ouvem as canções e vieram ao Canta Bahia. Com esse reconhecimento do Governo do Estado faz a cultura evangélica, que alcançar a todos e curtiram de forma tão linda como vimos nesses dois dias em Feira de Santana, assim como foi em Salvador e Camaçari”, disse Heber.
O deputado Zé Neto, que esteve presente nos dois dias do Canta Bahia falou da importância do evento para a cidade.
“Foi histórico, único, cheio de louvor, adoração, amor, paz e alegria. Foram 32 bandas entre atrações nacionais, regionais e locais, e artistas de renome internacional como Eli Soares, Anderson Freire. Agora é trabalhar para que o festival se torne evento do calendário oficial do Município, para que possa ser realizado todos os anos no último fim de semana de setembro. ”, disse o deputado.
A edição de Feira de Santana do Canta Bahia arrecadou 11 toneladas de alimentos para o Programa Bahia Sem Fome (BSF). O coordenador do Programa, Tiago Pereira, agradeceu o apoio da comunidade evangélica nessa primeira etapa do Bahia Sem Fome.
Bahia sem Fome
“Esses donativos serão entregues às instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade e, assim, vamos ajudar a combater a fome na Bahia”, disse.