Quem nunca visualizou ou participou de uma festa, ou reunião familiar e de amigos, em Feira, onde tinha, basicamente, Ceveja, Churrasco e um Arrocha tocando?! E que não viu este mesmo público cantar junto, e de forma intensa, uma boa sofrencia no modo que o feirense gosta?!
É fácil encontrar um vizinho, por aqui, que ouviu na sua casa: Asas Livres, Silvano Sales, Grupo Arrocha, Pablo, Tayrone, Nenho, Os Clones, Unha Pintada, Nadson, Thiago Aquino e outros.
O arrocha domina a Bahia desde que foi criado. Nenhum outro ritmo mexe tanto com o sentimento do baiano. E não existe outro som que penetra tanto nas casas do público da chamada boa terra. E é por isso que nomes de peso da música nacional, como por exemplo, Xandy Avião e Solange Almeida afirmaram que o baiano é um povo muito bairrista, no bom sentido, pois ele já tem a sua música favorita, que é o Arrocha. Este gênero possui tudo que gostamos: sensualidade, calor humano e emoção nas letras e melodias.
E, claro, Feira está no centro disso tudo. A cidade de comércio muito forte, adora consumir este som, principalmente, nas festas e reuniões de familiares e amigos. Isto atingindo todos os públicos, como, a dona de casa, Luiza Munhoz, que vê esta música como universal.
“A junção das melodias com as letras nos fazem sofrer de uma maneira boa, entende? É um sentimento inexplicável sentido através de uma combinação perfeita. Fora que todos os públicos são contagiados pelas músicas. Você vê até crianças sabendo as canções, que cabem, perfeitamente, para qualquer idade“, disse ao Portal MF.
A Princesa do Sertão recebe muitas pessoas de outros estados, para elas morarem na cidade. E como o arrocha é nacionalmente conhecido, isto potencializa ainda mais a disseminação do maior ritmo do estado na maior e melhor do interior baiano. Sendo que, recentemente, Feira forneceu ao Brasil um dos maiores talentos recentes do ramo, que é Thiago Aquino. E, também, a cidade não para de revelar novos artistas, como é o caso do cantor Murilo Bregão, que acredita encontrar por aqui, tudo que precisa para seguir os passos de Thiago.
“A ligação do Arrocha com Feira é muito forte, pois a cidade tem a capacidade de disseminar o ritmo para outros lugares de forma avassaladora, por ser uma metrópole que recebe muita gente de outros estados, que estão de passagem e por ser a maior cidade do interior do Norte / Nordeste”, colocou ao Portal MF.