segunda-feira, janeiro 20, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Restituição do Imposto de Renda: saiba se é melhor pagar dívidas ou investir

Depois do primeiro e do segundo lote de restituição do Imposto de Renda, quem não entrou nas primeiras levas de pagamentos, aguarda pelo terceiro lote, que está programado para ser liberado em 31 de julho. Embora nem sempre o valor da restituição seja expressivo, qualquer quantia extra pode servir para complementar uma meta financeira, ajudar a pagar uma dívida ou comprar algum item.

A especialista em finanças, Jusileide Costa, lembra que o nível de endividamento e inadimplência dos brasileiros é alto, e destaca que quem tiver dívidas, deve usar esse dinheiro para saná-las. Ela orienta que caso o valor não seja suficiente para quitar o débito, a pessoa deve buscar uma negociação.

“É sempre importante priorizar o pagamento das dívidas quando se recebe um dinheiro extra, a exemplo da restituição do Imposto de Renda. É importante priorizar as dívidas, para que não se torne uma bola de neve, devido aos juros”, afirmou.

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, divulgada em maio deste ano, o número de cidadãos endividados no Brasil deve encerrar 2023 em uma nova máxima histórica. Por isso, Jusilieide lembra que as contas básicas em atraso devem entrar na lista de prioridades na hora de quitar.

“As prioridades na hora do pagamento devem ser conta de luz e água atrasadas, parcelas vencidas do condomínio, mensalidades de escola, que estejam em atraso”, afirmou.

A professora dos cursos de Gestão de uma faculdade em Feira de Santana destaca também que caso sobre algum valor após o pagamento das dívidas, uma boa opção é deixar o dinheiro aplicado. A dica da aplicação é a mesma para quem não tem dívidas.

“Muitas vezes a gente pensa que o rendimento de uma aplicação é pouco, mas se a gente analisar, qualquer rendimento é melhor do que gastar o dinheiro sem necessidade”, destacou.


Como consultar o 3º lote?


Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet e informar CPF, data de nascimento e o ano correspondente ao lote. Uma verificação mais detalhada está disponível aos usuários na plataforma Meu Imposto de Renda, disponível no Portal e-CAC ou no aplicativo para celulares e tablets, acessível para iOS e Android.

O pagamento da restituição é realizado na conta bancária informada na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.

A restituição, que acontece em lotes, começou em 31 de maio e segue até 29 de setembro. O pagamento do terceiro lote está previsto para o dia 31 de julho e a consulta será liberada uma semana antes, em 24 de julho. Este será o primeiro lote a contemplar contribuintes sem prioridade.

Os dois primeiros lotes já pagos incluíram idosos, pessoas com deficiência ou doença grave, contribuintes com maior fonte de renda no magistério e aqueles que optaram pela declaração pré-preenchida ou pagamento via Pix. Após o 3˚ lote, faltam apenas dois últimos lotes da restituição de 2023, que têm pagamentos previstos para os dias 31 de agosto e 29 de setembro.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval