Um momento de fé, marcado por orações, pedidos de paz, justiça e orientações para os governantes. Foi assim a terceira noite do novenário em louvor a Senhora Santana, na noite desta quinta-feira (20). A Catedral Metropolitana ficou pequena para a quantidade de pessoas que foram render graças à padroeira da cidade durante a celebração, que reuniu representantes de paróquias de Feira de Santana e região e pastorais de vários segmentos.
Durante a cerimônia religiosa foram prestadas homenagens às Forças Armadas, aos órgãos de Segurança Pública e os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, representado pela presidente Eremita Mota. “É gratificante participar desse momento ímpar, em que nós precisamos de toda força espiritual para conduzir bem o destino da cidade, com a proteção do pai celestial”, declarou Eremita. Também esteve presente o vereador Professor Ivamberg (PT).
Ao abordar o tema da noite, “Os leigos – a presença cristã no mundo”, o padre Gerson Figueiredo, juiz do Tribunal Eclesiástica Arquidiocesano, enfatizou que historicamente o leigo era alguém desprovido da capacidade de interagir com o mundo fora da igreja, em um tempo de negacionismo teólogico. A palavra, segundo ele, vem do latim “laos”, que quer dizer exatamente “povo que pertence a Deus”. Portanto, o leigo tem poder e função na igreja.
Durante a celebração, a passagem do Dia do Amigo foi lembrada pelo padre Paulo Tarso, pároco da Catedral Metropolitana de Santana, que falou sobre a importância das relações de amizade e citou Deus como “o mais verdadeiro dos amigos”. Ele pediu o fortalecimento dos órgãos de Segurança Pública e proteção para as autoridades constituídas. Além da presidente do Legislativo, estiveram presentes o prefeito Colbert Martins e representantes da Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Exército, Marinha, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.
No altar, ao lado do celebrante e do pregador convidado, párocos das paróquias dos municípios de Anguera, Antônio Cardoso, Santo Estêvão e Serra Preta, mais os distritos de Bonfim de Feira e Governador João Durval (antigo Ipuaçu). O novenário alusivo a Senhora Santana começou no dia 17 e será encerrado na próxima quarta-feira (26), dia da padroeira, com missa solene e procissão.