quarta-feira, janeiro 15, 2025
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Postagens

Presença de corpos LGBTQIA+ nas comemorações do 2 de Julho é tema de sessão de cinema na UFBA

Em alusão aos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia, o Cineclube Nanook exibirá, no próximo dia 6 de julho, às 17h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), o documentário Balizando 2 de Julho (2019). O evento também será transmitido na internet e marca o encerramento do V ciclo do projeto de extensão, que desenvolveu ao longo do semestre a temática “Corpos traçados pela luz: (r)existências e corporificações do ser”.

Roteirizado e dirigido pela dupla de realizadores Fabíola Aquino e Marcio Lima, o documentário mostra a participação da comunidade LGBTQI+ e a trajetória de duas personagens: Diana Souza, uma baliza trans, e Gabriel Villas Boas, um balizador gay, durante o Desfile do 2 de Julho de 2019, dia em que se celebra a Independência do Brasil na Bahia.

Com participação especial do ativista em direitos humanos Jean Wyllys, as imagens revelam toda diversidade que envolve a preparação para o evento, com as bandas de fanfarra, que trazem a figura da “baliza”, escolha do figurino, montagem da coreografia e a relação com o público que prestigia o desfile no “Beco do Rosário”, na Avenida Sete de setembro, em Salvador (BA).

O desfile em comemoração ao 2 de Julho é um espaço de resistência e de protesto contra dilemas sociais e políticos contemporâneos. É assim que, em meio aos ensaios, figurinos, coreografias, as personagens também deixam revelar uma realidade ainda permeada por preconceito e obstáculos como a difícil relação com o mercado de trabalho, a aceitação da orientação sexual e identidade de gênero e a relação com familiares e comunidade.

Após a exibição do curta, o público poderá participar do bate-papo sobre o tema do ciclo de modo presencial ou remoto, pelo chat do Canal do LAF. O ingresso é gratuito, mas é recomendável o preenchimento de um formulário online se houver interesse em receber o Informativo da sessão com mais informações, bem como adquirir o certificado de participação no evento e concorrer ao sorteio da camiseta do Cineclube Nanook. A conversa será realizada com a participação da cineasta, jornalista, produtora cultural e diretora do documentário Fabíola Aquino, e do museólogo, gestor cultural e cientista social Vinícius Zacarias. A mediação da ficará por conta do jornalista Bruno Leite, que é mestrando pelo Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA) e membro do Laboratório de Análise Fílmica (LAF/Póscom).

Cineclube Nanook

O Cineclube Nanook acontece toda primeira quinta-feira de cada mês, em formato híbrido. Em ciclos temáticos, o evento tem como objetivo oferecer um espaço de aprendizado e experiências sobre o universo do cinema documentário, por meio de um projeto de extensão desenvolvido por integrantes do núcleo Nanook, de estudos do cinema documentário, vinculado ao Laboratório de Análise Fílmica (LAF), grupo de pesquisa em cinema e audiovisual do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas (Poscom) da UFBA. Coordenado pela professora Morgana Gama, pós-doutoranda do programa, e supervisionado pelo professor José Francisco Serafim, o projeto tem, desde agosto de 2021, o apoio da pró-reitoria de extensão da UFBA.

Serviço

Cineclube Nanook – V Ciclo (Sessão Balizando 2 de Julho)

Quando: quinta-feira (6), às 17h

Local: Auditório da Facom/UFBA, com transmissão do debate pela internet

Quanto: Gratuito

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Latest Posts

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Carnaval