A TVE e a Rádio Educadora FM vão transmitir ao vivo os shows do São João da Bahia. A cobertura dos festejos no Parque de Exposições, Pelourinho e da cidade de Amargosa acontecem de 22 a 25, a partir das 18h, e retornam na semana seguinte, de 30 de junho a 2 de julho, para celebrar o São Pedro e o Bicentenário da Independência.
A programação junina das emissoras inclui ainda outros programas. Serão mais de 200 horas de conteúdos para marcar o São João, no ano em que se comemora o Bicentenário da Independência. Este ano o homenageado será o cantor e compositor, Zelito Miranda, o ‘Rei do Forró Temperado’, falecido em 2022.
Com mais de 60 horas de transmissão ao vivo, o São João da Bahia será exibido também para o resto do país pela TV Brasil e emissoras parceiras, além de poder ser acompanhado no canal do Youtube da TVE (youtube.com/tvebahia). Entre as atrações confirmadas, nomes como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Adelmário Coelho, Flávio José, Thiago Aquino, Mari Fernandez, Zé Neto e Cristiano, Nattan, João Gomes, entre outros, prometem animar as noites. Com o tema ‘São João de todos os povos – O mundo se encontra aqui’, Amargosa celebra a sanfona como elo entre a cultura do Brasil e a de diversos povos, dos mais variados continentes do mundo. Bandas tradicionais como Cacau com Leite e Mastruz com Leite vão esquentar as noites frias com muito forró.
Entre os destaques da programação dos sábados juninos, o Palco TVE exibe shows das bandas Flor Serena, Limão com Mel, Elba Ramalho e Fagner, gravados durante o São João do ano passado.
Nos intervalos, interprogramas trazem vídeos com aspectos da cultura junina na Bahia, curiosidades, brincadeiras com letras de sucessos do São João, grupos de forró da terceira idade e locais de apresentação inusitados, como o arrasta-pé no Metrô e o Forró no Trem em Alagoinhas, entre outros.
Zelito Miranda ganha homenagem na tv pública da Bahia com a exibição de shows do Acervo da TVE, na sexta-feira (23), às 17h, e no sábado (24), às 16h.
O inédito Festival de Sanfoneiros, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), vai ao ar na quarta-feira (21), às 21h30, na sexta-feira (23), às 16h, no sábado (24), às 14h, e domingo (25), às 17h. A 12ª edição do evento mostra toda a diversidade da sanfona, com apresentações divididas nas categorias nacional, categoria regional nordestina até 8 baixos, categoria regional nordestina acima de 8 baixos e categoria infanto-juvenil.
O programa ‘Meu São João na TVE’, apresentado por Raoni Oliveira, vai divertir o telespectador com direito a vila de São João, gincanas, barraca do amor e até um casamento. Tudo isso ao som da banda Estakazero, e participação do Cia da Ilha, grupo bicampeão baiano do Campeonato de Quadrilhas Juninas. ‘Meu São João na TVE’ vai ao ar na sexta-feira (23), meio-dia, sábado (24), às 12h30, e domingo (25), às 15h.
O Bem Bahia também exibe um programa especial com matérias sobre licores do Convento do Desterro, produção do figurino junino, e o encontro de sanfoneiros e das quadrilhas de Santo Antônio de Jesus. A atração vai ao ar na quinta-feira (22), às 22h, com horários alternativos, na sexta-feira (23), às 19h, e no domingo (25), às 18h30.
Neste ano, a TVE também exibe o programa Arraiá do Nordeste, com reportagens das principais cidades da região mais junina do Brasil, que foram produzidas pela TVE e por outras emissoras públicas da região. O conteúdo mostra aspectos das tradições dos festejos, que vão desde a produção artesanal do licor até a geração de emprego e renda nesse período. O programa tem exibição no sábado (24), às 12h, e domingo (25), às 16h30.
A Rádio Educadora FM vai dedicar toda a programação do período aos gêneros musicais juninos, garantindo um repertório tradicional para as festas em todos os cantos do Estado. Programas especiais farão justa homenagem aos grandes nomes do gênero, e a Sonosfera se dedicará 100% ao Forró, tanto nos dias de São João, como de São Pedro.
O ‘Especial das 6’ vem recheado de grandes forrozeiros baianos. Quinta-feira (22), o homenageado é o saudoso Zelito Miranda no especial ‘Zelito — 1 ano sem o Rei do Forró Temperado’, por Del Feliz e, na sexta-feira (23), a atração fica por conta dos 20 Anos do álbum ‘Baú Do Trio Nordestino [2003]’.
O programa ‘Memória do Rádio’, no dia 22, se dedica à música de artistas da festa junina como Marinalva e Trio Nordestino e, no dia 23, a animação fica por conta da sanfona de Luiz Gonzaga e seu parceiro musical, João Silva.
No domingo (25), às 9h, o ouvinte do ‘Sinfonia Especial Junino’ poderá acompanhar orquestras sinfônicas brasileiras homenageando grandes compositores do forró, como Dominguinhos, Sivuca e Luiz Gonzaga. Também tem o São João Sinfônico da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), com a participação de nomes como Gilberto Gil, Bule Bule e Mariana Aydar. Depois, um passeio da Orquestra Rumpilezz pelo samba chula e, ainda, o erudito e o popular com o encontro entre a rabeca e o violino, no forró.
No mesmo domingo, às 11h, o ‘Baião de Dois – Especial de São João’ apresenta a diversidade das manifestações tradicionais juninas do nordeste, como o Coco de Roda, Boi do Maranhão, Samba Junino e o Forró de Rabeca. Às 12h, o programa ‘Forró para Todos’, fará o ‘São João do Gonzagão’, em homenagem ao rei do baião. E, a partir das 20h, o estúdio da Educadora conta com a participação da Banda Sibulino, um grupo de forró de Salvador formado só por mulheres.
Dia 01, o Especial ‘Dominguinhos e amigos’ traz o grande cantor, compositor e instrumentista pernambucano ao lado de nomes como Luiz Gonzaga, Elba Ramalho, Fagner, Flávio José, entre outros.