Uma tradição do nordeste brasileiro, os festejos juninos na Bahia movimentam todo o estado no mês de junho, além do entretenimento, as festas geram emprego e renda em diversos municípios.
Um momento de celebração da tradição popular, como ressaltou deputado Estadual Robinson Almeida (PT), em entrevista ao Portal MF.
“O São João é uma festa diferenciada, não haverá nenhum município na Bahia, que você não vai encontrar uma fogueira, um forro, um milho assado, uma canjica, um licor e outras delicias da época. São milhões de pessoas que comemoram em seus locais essa festa de grande tradição no Brasil.”, disse o Robinson.
O deputado ressaltou a tradição e importância que festa ganhou em 2023 através dos investimentos que governo do Estado vem fazendo.
“Esse ano temos um incentivo a mais do governador, que é filho do interior, cresceu dançando forró, comendo milho e laranja, tomando licor. E decidiu fortalece o São João de toda Bahia firmando parcerias com os prefeitos para manter viva essa tradição, especialmente o de Feira de Santana onde anunciou grandes atrações para fortalece os distritos”, falou Robinson, que através de emendas parlamentares através da Alba, destinou recursos para os festejos de Feira de Santana, Anguera, Dom Macedo Costa, Santo Antônio de Jesus e outras cidades onde tem base política.
Em 2023 os investimentos do governo do Estado nos festejos juninos são superiores a R$ 100 milhões, mais de 280 municípios baianos serão apoiados pelo Governo do Estado, para a realização da festa. Em Salvador, mantendo a tradição, serão promovidos shows no Parque de Exposições, Pelourinho e Paripe.