Festas juninas e economia têm tudo a ver. E em Feira de Santana, o Arraiá do Comércio aquece essa relação todos os anos, à véspera do São João e São Pedro. O evento já é tradicional na cidade e mistura típicos da época com boas oportunidades de vendas. Este ano são nove dias de uma programação vasta, que teve início no último sábado (10) e segue até dia 18, na Praça Bernardino Bahia.
A realização do evento conta com a participação e apoio das entidades comerciais. Associação Comercial e Empresarial (Acefs), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio (Sinconfs) se juntaram ao Serviço Social do Comércio (Sesc – Bahia) e Prefeitura Municipal, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Polícia Militar, para promover a programação cultural e comercial.
Aos 45 anos, Renicláudio Amorim vende amendoim desde a adolescência e sempre vê no Arraiá do Comércio a chance de lucrar mais. Participante de todas as edições, ele está bastante animado com o resultado das vendas este ano. “É muita gente chegando na praça e onde tem muita gente as vendas aumentam”, constata feliz. Com o litro do amendoim cozido saindo a R$ 10,00, ele acredita que a média de vendas seja de um saco por dia, que equivale a 100 litros.
Quem também está otimista é Lucidalva Jesus. Assim como Renicláudio, ela participou de todas as edições do evento e já sabe como agradar o cliente. Como comerciante de bebidas, oferece a maior variedade de cerveja que pode, além de água mineral e espetinho. E ela já está se preparando para, assim que acabar o Arraiá do Comércio, levar seus produtos para vender no São João de São José. “Vale muito a pena”, frisa.
Como uma festeira típica, Marineide Ferreira prefere aproveitar o evento para consumir tanto os shows quanto as comidas e bebidas típicas. “Vim foi curtir o forró”, brinca. E emenda dizendo que o “licorzinho de jenipapo e amendoim” são seus preferidos.
Presente na abertura do evento, o presidente da CDL, Luís Mercês, ressaltou que a realização do Arraiá do Comércio este ano é a “verdadeira prova de união de entidades”. “Com a união da CDL, Associação Comercial e Sindicato do Comércio, pudemos juntar Governo do Estado e Prefeitura Municipal para fazer esse evento. Isso é desenvolvimento econômico e renda para a população e o nosso dever é proporcionar isso”, pontuou.
O sábado e o domingo já foram de muito arrasta-pé e a programação segue ao longo de toda a semana. Confira:
12/06 – Segunda
16h – David Junior
18h – Balão Beijo
20h – Forró Canto de Cerca
13/06 – Terça
15h – Apresentação do Grupo de Mulheres Sesc
17h30 – Homenagem a Santo Antônio
18h – Valério Ribeiro
20h – Gislan Suzarte
14/06 – Quarta
16h – Sutak do Forró
18h – Os Bambas do Nordeste
20h – Trio Maracás e Banda
15/06 – Quinta
15h – Apresentação do Grupo de Mulheres Sesc
18h – Waldômio Lima
20h – Mequinha do Acordeon
16/06 – Sexta
15h – Quadrilha – Conexão Junina
16h – Afroxote e Afropop
18h – Samba junino das Baraúnas
20h – Forrozão Balanço Forrozeiro
17/06 – Sábado
10h – Adauto Vianey
11h – Quixabeira da Lagoa da Camisa
12h – Forró Brilho
13h30 – Quadrilha – Forró da Alegria
14h – As Cangaceiras da ACATI
14h30 – Grupo Teatral Renascer
15h30 – Quadrilha – Arraiá Sítio Alegre
16h – Thiago Realeza
18h – Quixabeira da Matinha
20h – Carlos Pita
18/06 – Domingo
Programação Infantil
10h – Forró mirim – Grupo cadeira de Brim
11h – Cantos do Sertão
12h – Camila Lima
14h – Quadrilha – Facho de Fogo
14h30- Raízes do Nordeste