O Jornal da Band estreia sua nova fase nesta segunda-feira (5) com uma nova bancada, formada pelos apresentadores Eduardo Oinegue e Adriana Araújo, uma nova vinheta, um novo cenário e novos recursos tecnológicos, aproximando ainda mais a conexão com o público.
O telejornal, que tem 45 anos de história e credibilidade vai ao ar de segunda-feira a sábado, às 19h20, com transmissão simultânea no Band.com.br, no Bandplay e nos canais digitais Band Jornalismo no YouTube, Facebook e Twitter.
As novidades vão mostrar um jeito diferente de dar a notícia — com a credibilidade de sempre. Adriana Araújo, nova integrante da equipe, diz que está animada com a estreia na bancada do jornal. Com uma grande experiência no jornalismo de televisão, Adriana destaca que o jornal vai transmitir ao público a notícia, apurada com precisão e agilidade por uma equipe muito competente e comprometida com a missão de informar e combater fake news.
“A minha expectativa é muito grande. Eu estou de volta em um jornal de rede nacional com Eduardo Oinegue, um amigo que conheço há tanto tempo. E todo mundo cuidando tão bem desse projeto”, afirma Adriana.
Eduardo Oinegue, com experiência nos principais veículos de comunicação no auge do jornalismo impresso, e que está há quatro anos comandando a bancada do telejornal, reforça que a nova edição está sendo bem cuidada pela equipe e elogia a colega. “Adriana é uma professora, uma amiga querida, sabe tudo de televisão. E novidade, olha…vai ter de sobra. 19h20 no Jornal da Band, vocês vão perceber a novidade toda”, brinca.
“Em um momento em que o mundo está coalhado de desinformação, a Band reafirma seu compromisso inalienável com a busca e a checagem dos fatos, razão de ser do reconhecimento do trabalho do nosso jornalismo”, diz Oinegue.
Além da dupla de apresentadores na bancada, o Jornal da Band terá ainda as participações das jornalistas Lana Canepa, direto de Brasília, Paloma Tocci com as notícias do esporte, Joana Treptow com as questões climáticas e Juliana Rosa com os assuntos relacionados à economia.
Cenário mais tecnológico
Outra mudança inovadora é o cenário do Jornal da Band. O telejornal, que já era ágil ficou ainda mais dinâmico. Um cenário amplo, com dois grandes painéis de LED de última geração, e um aro de luz suspenso com a marca da Band, além de um maior número de câmeras e uma nova grua.
Um dos destaques é o aro de luz suspenso, de 8 metros, com a marca da emissora, além do número maior de câmeras e uma nova grua. Para Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo do Grupo Bandeirantes de Comunicação, as novidades no cenário devem aprimorar ainda mais programa.
“O mundo não para de mudar, cada vez mais rapidamente, e oJornal da Bandacompanha essas mudanças. Temos uma história de credibilidade construída no respeito ao telespectador e no compromisso com a verdade, praticando um jornalismo sério atendendo sempre o interesse público”, avalia Mitre.
André Basbaum, diretor de conteúdo jornalístico, destaca: “É uma atualização com essa missão do jornalismo profissional, da comunicação social profissional. Não existe outra forma de combater a desinformação (emenda) que não a comunicação social profissional, a verdade factual da vida, a realidade factual, os fatos, o jornalismo é fundamental, é indispensável”.
Para Rodolfo Schneider, diretor geral de conteúdo, o novo jornal “vai conseguir aliar essa tecnologia a toda essa credibilidade que o Grupo Bandeirantes de Comunicação carrega há mais de 80 anos. A gente sabe que pode levar com muita qualidade para o público que nos acompanha.”