sexta-feira, novembro 8, 2024
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Flifs abre inscrições para apresentações artístico-culturais

Estão abertas as inscrições para seleção de propostas de apresentações artístico-culturais para a 16ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs). A chamada prevê a contratação de artistas e grupos nas categorias: animadores, espetáculo cênico infanto-juvenil, contação de histórias, show musical e multilinguagens. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 4 de junho através do site www.flifsoficial.uefs.br.

A Flifs, que este ano tem como tema ”Literatura e sertão: o bicentenário da Independência da Bahia no Brasil”, vai ocorrer entre os dias 26 de setembro e 01 de outubro, na Praça Padre Ovídio. O evento é uma ação de política pública que tem como objetivos promover discussões e socializar práticas voltadas para ações em atividades de fomento à leitura, garantindo, dessa forma, o encontro da sociedade com o universo literário, e propor entretenimento, lazer e (in)formação em torno da construção de leituras do mundo.


No capítulo 7, ”Le rôle médiateur des étudiants internationaux dans les stratégies d’internationalisation chez soi à l’Université d’État de Feira de Santana”, a professora Milenna Brun, do Departamento de Letras e Artes (DLA), e a servidora técnica Francisneide Albano, coordenadora de Mobilidade In na Assessoria Especial de Relações Institucionais (AERI), traçam a história do processo de internacionalização da Uefs. A pesquisa ressalta o papel mediador desempenhado pelos estudantes internacionais nas estratégias de internacionalização em casa da instituição.

O trabalho evidencia a participação ativa da Uefs no movimento de internacionalização da educação superior na região Nordeste do Brasil desde 1997 e a contribuição dos mais de 150 estudantes internacionais dos programas de Mobilidade In para a qualidade das atividades de ensino e pesquisa, assim como para uma formação universitária socialmente engajada. Para Francisneide Albano, ”a pesquisa fundamenta o papel estratégico da Uefs na recepção de estudantes internacionais e suas contribuições para o Nordeste”.

No capítulo 8, intitulado ”Pour une éducation altéritaire à la diversité humaine par les cultures-langues à l’école élémentaire: Expérience de recherche à Bahia”, o professor Eric Brun (DLA/ELCE) destaca o tema da diversidade humana. O professor apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre a representação da temática em um corpus constituído pelos livros didáticos utilizados em escolas públicas de Feira de Santana e região. Os resultados obtidos indicam desequilíbrios significativos na apresentação da diversidade humana para as crianças, bem como a persistência de estereótipos sociais. Brun observa que ”essa primeira percepção contribui para refletir a respeito do papel do livro didático nas escolas de Feira e pensar ações no ensino, na pesquisa e na extensão que provoquem alterações nesse cenário”.

O livro completo está disponível no link https://play.google.com/books/reader?id=Kra0EAAAQBAJ&pg=GBS.PA6&hl=pt-BR&lr=

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