O primeiro bloco afro do Brasil vai completar 50 anos de trajetória, e a data promete ser mais um marco na história de revolução, luta e resistência do Ilê Aiyê. Fundado em 1974, o aniversário terá sua culminância no Carnaval de Salvador em 2024, quando o mais belo dos belos vai desfilar sua maturidade, beleza e legado como o grande homenageado da festa. Para quem quer viver tudo isso de perto, o bloco inicia as vendas das fantasias carnavalescas no próximo dia 26 de maio (sexta-feira) em show no Pelourinho. Ingressos à venda on line.
O lançamento do carnê para o Carnaval 2024 do Ilê Aiyê será na Praça Quincas Berro D’Água, a partir das 19h30, com show da Band’Aiyê, quando o bloco afro dá início às comemorações em torno da data. Na ocasião, o legado da entidade será celebrado por meio da participação de outros blocos afros que surgiram após seu nascimento, seguindo seus passos na luta antirracista e na valorização da cultura afro-brasileira.
Já confirmaram presença os blocos afros Malê de Balè, Muzenza, Cortejo Afro, Os Negões e Capoeira Mangangá. “Quando eu e Popó fundamos o bloco, com as bênçãos de Mãe Hilda Jitolú, não imaginávamos que o Ilê se tornaria um dos maiores patrimônios culturais da Bahia, mas sabíamos que era um ato corajoso, contestador e transformador”, comenta Antônio Carlos Vovô, diretor e fundador do Ilê Aiyê.
A partir do dia 26 de maio, as pessoas interessadas em desfilar no Ilê Aiyê no Carnaval 2024 poderão adquirir o carnê na sede do bloco, no Curuzu, no valor de R$900, sendo possível dividir em até 8x sem juros. Os 500 primeiros associados poderão ter acesso ao valor promocional de R$600 nas compras à vista ou no cartão de crédito, também à vista.