“Muito a comemorar!”. É assim que o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico Angelo Almeida resume a edição 2023 da Micareta de Feira. Pela primeira vez, ele realizou a Feijoada do Tetê e teve a oportunidade de reunir amigos e políticos durante a folia. Além de comemorar encontros significativos, Angelo celebra especialmente o sucesso da festa, com participação expressiva do governo da Bahia.
“Foi uma edição incrível, que além de proporcionar muita alegria e calor humano, reforçou a importância do maior carnaval fora de época do planeta para todos nós”, frisa Angelo.
O secretário destaca que resolveu fazer a Feijoada do Tetê (apelido que recebeu na juventude), para entrar na tradição feirense e proporcionar um momento de reunião de amigos, políticos e imprensa. O intuito, que deu muito certo, foi o de valorizar a Micareta como um momento festivo e de encontros. “Só tenho a agradecer aos agentes culturais, comunicadores, representantes sindicais e políticos que atenderam ao nosso convite e apareceram para comemorarmos juntos essa grande festa”.
Entre os presentes estiveram o prefeito Colbert Martins; o deputado federal Zé Neto; o chefe de gabinete do estado Adolfo Loyola; o secretário de Justiça e Direitos Humano da Bahia, Felipe Freitas; a secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Elisangela Araújo; o Superintendente da Juventude do estado da Bahia, Nivaldo Millet; e o coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar.
Em uma análise ampla sobre a Micareta, Angelo ressalta que está muito feliz por ter visto a força de uma festa que é patrimônio feirense e merece ser cada vez mais valorizada. Ele acrescenta que é impossível não destacar a presença marcante do governador Jerônimo Rodrigues na folia, que além de uma extensa agenda de trabalho, como o bom feirense que é, fez questão de viver a festa junto com a população. “Ele trabalhou pela festa e a aproveitou muito, inclusive no contato direto com as pessoas nas ruas. É muito gratificante poder fazer parte de um governo que, apesar de recente, já tem seu trabalho reconhecido e valorizado pela população”, comemora Angelo.
Foram R$ 15 milhões do governo do estado na Micareta de Feira, distribuídos em ações nas áreas de saúde, segurança pública, cultura e turismo. O governo disponibilizou no circuito o Serviço Móvel de Atendimento ao Turista e Pesquisa; posto de testagem rápida de ISTs; plantão Integrado de Direitos Humanos, através do projeto: “Respeito é nosso direito, micareta inclusivo e adolescente, proteja!”; Unidade da PM da Ronda Maria da Penha, em parceria com a Secretaria de Municipal de Políticas para as Mulheres; unidade móvel do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela; Posto de Observação da Secretaria de Segurança Pública, dentre outros. Isso além da contratação de 41 atrações, entre elas, Ivete Sangalo, Psirico e Thiago Aquino.
“Agora é agradecer pelo resultado da Micareta 2023 e trabalhar para que a edição 2024 seja melhor ainda”, pontua Angelo.