Se tem uma atração que lembra a Micareta de Feira é o Asas Livres. Isso pela tradição que ambos possuem. É claro que a Micareta é bem maior que a banda; e isto não é desmerecer o grupo; mas é que ambas são pioneiras. A Micareta de Feira é o primeiro Carnaval fora de época do Brasil, tendo a primeira edição em 1937; já o Asas Livres, foi criado em 1986, possuindo quase quarenta anos de idade; e é a banda pioneira do ritmo arrocha, no começo dos anos 2000.
É assim que o Asas chegou para se apresentar ontem. É impressionante o quanto o grupo traz um viés de nostálgia boa na sua apresentação. A banda parece ainda viver em 2013 com o Cd de Volume 10, álbum mais famoso da era moderna deles. Mas, se engana quem acha ser ruim para eles ficarem tanto no VOL 10; pelo contrário; os mesmos possuem orgulho de ainda evidenciarem tanto as músicas antigas; e o público vai junto! É surreal o quanto a galera canta todas, do início ao fim, sem se importarem que não são músicas novas.
É importante deixar claro que o Asas, também possui músicas novas; e que toda atração canta musicas antigas; mas o Asas Livres faz isso de forma peculiar, natural e muito bem feita. Dito isto, o fundador da banda, Jailton Barbosa, é só felicidade com seus músicos, com a receptividade do público da Micareta e com a possibilidade do Asas ter tocado mais uma vez, ontem na avenida.
“A Micareta de Feira é excepcional; tocar aqui é sempre um privilégio e a gente ama Feira de Santana”, relatou ao Portal MF.