O Bloco Zero Hora vai desfilar na Micareta de Feira de Santana. Profissionais de imprensa vão invadir o circuito Maneca Ferreira, ao som da fanfarra, na quarta-feira (19), um dia antes da abertura oficial da festa, como manda a tradição.
A concentração será às 21h, no antigo Ponto do Zequinha. Os foliões sairão no sentido contrário do circuito, em direção ao camarote da Revista Alternativa, que completa 20 anos.
Além da homenagem à revista, outros nomes serão lembrados, como o do jornalista feirense Jorge Magalhães e José Roberto Cerqueira Coutinho – O Zequinha, em memória.
O bloco tem como tema, a paz. “O Zero Hora não quer guerra com ninguém”, é o lema na camisa que será distribuída para comunicadores e amigos da imprensa, em troca de um quilo de alimento não perecível. A iniciativa é um apoio a campanha “Bahia Sem Fome”, do Governo do Estado.
As camisas serão entregues nas sedes dos veículos de comunicação. Os profissionais que desejarem, podem retirar a camisa no posto de arrecadação de alimentos, no Centro de Cultura Amélio Amorim, durante o dia, na quarta-feira (19).
O Zero Hora tem o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Feira de Santana, que garantiram o policiamento e a alteração no trânsito durante o desfile.
Os jornalistas responsáveis pela organização e divulgação do bloco Zero Hora são: Girlanio Guirra, Jorge Teles, Juarez Fernandes, Framario Mendes, Reni Alves, Fabrício Almeida, Reginaldo Pereira, Valdeir Uchoa e Dandara Barreto.
Sobre o Bloco
O Zero Hora foi criado na década de 80 pelo empresário Edson Felzemburgh, amigo de muitos jornalistas. Uma carroça puxada por um jegue serviu de “trio elétrico” e foi animada por ninguém menos que a banda Chiclete com Banana, que estava começando a carreira. O objetivo era permitir que os jornalistas, que trabalham muito durante a folia, brincassem um pouco antes da maratona de trabalho que enfrentam nos dias de festa. Com a inauguração da TV Subaé, um grupo de jornalistas, formado por Edson Borges, Neire Matos, Reginaldo Pereira e Soraya Mesquita, recriou o bloco dentro dos mesmos moldes. Saindo na quarta, zero hora, com jornalistas e seus convidados.
A última vez que o bloco desfilou, foi em 2017.