Por: Adriele Mercês
A micareta começa oficialmente no dia 20 de abril, mas, neste domingo (2), quem passou pela Avenida Fraga Maia, pôde sentir o gostinho do evento mais esperado da cidade e comprovar que não importa quanto tempo passe, o espírito do feirense é mesmo micareteiro.
O Esquenta Micareta é o primeiro grito da festa, e além de matar as saudades de estar na rua, ao som de marchinhas e fanfarras, preparando os corações para a Micareta de Feira, neste ano, teve novidade. A festa que acontecia tradicionalmente na rua São Domingos tomou amplitude, e nesta edição, foi realizada na Avenida Fraga Maia.
Nas ruas da Fraga Maia, jovens, idosos e crianças se espalharam. A festa, além de se mostrar democrática, por abrigar todos os gostos e idades, tirou de casa famílias inteiras, que puderam se divertir, cada um do seu jeito. Quem tinha dúvidas se a Micareta 2023 ia mesmo atrair o público, pôde sentir, após o Esquenta, que o circuito Manteca Ferreira continuará sendo local de viver a primeira micareta do Brasil, em grande estilo.
“Meu neto sempre vai para todas as festas, quando ele falou que essa ia ser na rua, que ia ter fanfarra, eu logo falei que queria acompanhar, meu filho e minha nora também se animaram e a gente trouxe até minha neta mais nova, de 6 anos. Meu neto está caminhando por aí com os amigos, e nós estamos curtindo por aqui, vendo as pessoas, sentindo liberdade, sentindo que a micareta está de volta e amando tudo isso”, a declaração é de Maria Cecília, de 78 anos, que distribuiu sorrisos numa das barracas espalhadas pelo circuito.
Comércio
“Nós amamos o espaço! Não está apertado, a localização é ótima, cabe mais gente, então, são mais clientes… não tem do que reclamar”, foi o que disse João Aquino, que comercializa drinks em eventos, mais conhecido como “capeteiro”.
Na barraca de seu João tinha de tudo. O famoso ‘capeta’, nevada, sangria e diversas opções que o fizeram trabalhar desde o começo da festa, ao meio dia, até o final da tarde, quando tudo acabou.
“O lucro de hoje vai ajudar a comprar mais matéria prima para vendermos as bebidas na micareta, coisa que antes do Esquenta, a gente não tinha. Era fazendo empréstimos e dando um jeitinho, coisas que neste ano, não precisamos fazer mais, essa festa aqui ajudou”, contou o comerciante.
Esta foi uma previa de como vai ser a Micareta 2023, que pelo visto, vai ser uma edição de tirar o fôlego.