Com o verão se aproximando, a temperatura fica mais quente e os cuidados com a saúde precisam ser redobrados. Nesse período, é importante se preocupar com a hidratação do corpo e com a proteção da pele para evitar consequências muito além da vermelhidão causada pelo sol. A falta do filtro solar e a longa exposição ao sol, por exemplo, podem acabar em queimaduras de primeiro e segundo grau e, a longo prazo, serem responsáveis por quadros críticos, como câncer.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), no verão os raios solares incidem sobre a Terra com uma intensidade maior, o que aumenta o risco de problemas causados pela exposição indevida.
Para manter a proteção da pele e o bem-estar do corpo nesses dias mais ensolarados, o nutricionista Rodrigo Rüegg e a esteticista Micarla Alves, dão dicas de como aproveitar a estação da melhor forma e sem correr nenhum risco. Confira abaixo:
1 – Use protetor solar
Micarla Alves, docente do curso de Estética e Cosmética, explica que o correto é usar uma quantia generosa do produto na pele do rosto e corpo, além de reaplicar após mergulhos para garantir a proteção. Outra dica importante é tomar sol antes das 10h e após às 15h, pois a radiação solar é menos prejudicial à pele durante esse intervalo.
2 – Aumentar o consumo de água
Aumentar o consumo de água durante o verão é imprescindível, segundo o professor de Nutrição, Rodrigo Rüegg. Ele explica que com o aumento da temperatura no corpo, o organismo produz mais suor na tentativa de equilibrar o excesso de calor. Por isso, é importante repor a água e os eletrólitos eliminados nesse processo.
“A melhor forma de fazer isso é aumentando o consumo de água, sucos e chás, desde que não sejam cafeinados, porque esses podem levar a uma desidratação maior”, orienta o profissional.
3 – Alimentação como aliada
“Além da ingestão de água, é indicado o consumo de frutas e verduras, assim como a redução das frituras e dos alimentos muito açucarados”, aconselha o nutricionista. Rodrigo ressalta que o consumo desses alimentos não é uma orientação específica para apenas uma estação: as recomendações de alimentação saudável devem ser adotadas por todo ano.
Micarla Alves também ressalta que as frutas e legumes ricos em betacaroteno e licopeno, substâncias responsáveis pela coloração de alimentos como cenoura e acerola, também são grandes aliados para quem deseja pegar uma cor mais rápido.
4 – Após o sol: uso de cremes hidratantes
Micarla também aponta que, unido ao consumo de água, também é importante utilizar bons hidratantes corporais após a exposição ao sol, pois os raios solares podem deixar a pele ressecada e sensibilizada. A esteticista aconselha o uso deste produto após o banho, pois os poros ficam dilatados, facilitando a absorção na pele.