Ao participar nesta quinta-feira (12) da tradicional Lavagem do Bonfim, o governador Jerônimo Rodrigues falou da emoção de participar do cortejo como governador. Segundo ele, apesar de já ter feito a caminhada outras vezes compondo as equipes de Jaques Wagner e de Rui Costa e até mesmo fora do governo, neste ano a emoção é maior por ser a 1ª vez como governador. Na oportunidade, Jerônimo reforçou o pedido de “força e muita fé para que possamos enfrentar as dificuldades na Bahia e no Brasil”.
Emocionado con o carinho do povo baiano e com o corpo coberto de suor, o governador Jerônimo Rodrigues chegou ao final do percurso de 8 km da Lavagem do Bonfim demonstrando otimismo para um novo ciclo da política baiana. Mais que isso: Jerônimo afirmou que todos precisam trabalhar para termos um “Brasil de paz e esperança”.
Secretário Bruno Monteiro destaca retomada da Festa do Bonfim
O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, participou nesta quinta-feira (12) da festa da Lavagem do Bonfim. Recém-empossado, ele destacou a importância da celebração para o povo baiano. “É uma manifestação com a cara da Bahia. A cara da diversidade de nossa gente e da fé que nos une e a esperança para a construção de tempos melhores”, disse o titular da Secult.
Bruno lembrou que esta edição da festa marca também um momento de retomada da celebração em seu formato tradicional, depois de dois anos de pandemia. “Foram dois anos sem essa e tantas outras comemorações, mas essa, com certeza, pelo seu significado, foi a mais sentida. Estamos aqui para fortalecer esse momento que é de fé, da celebração da cultura, da melhor tradição baiana e do encontro”.
Titular da Setur enfatiza diversidade religiosa e trabalho para manter as tradições da Lavagem do Bonfim
O Secretário de Turismo, Maurício Bacelar, participa nesta quinta-feira (12) dos festejos da Lavagem do Bonfim, em Salvador. Ele salientou a relevância da festa para a construção da imagem de respeito e diversidade que a Bahia leva para o mundo através do sincretismo religioso. “O cortejo do Senhor do Bonfim é também um símbolo de que a Bahia é um estado que aceita todas as opções, pois aqui temos também o sincretismo com as religiões de matriz africana”, afirmou. Ele também detalhou que o turismo religioso é um dos segmentos mais importantes e estratégicos da pasta e que a gestão tem ações em andamento para garantir que as tradições sejam preservadas.