O mercado do Rio de Janeiro acompanhou mais uma atualização da pesquisa da Kantar IBOPE Media, que mostra como está o consumo de rádio na capital e também na região metropolitana. No geral, o FM carioca viu uma oscilação negativa em seu índice de audiência, possivelmente impactado pelo início da campanha eleitoral, já que a medição atual cobre mais de 1 mês da propaganda política nas rádios. Mesmo assim, o rádio fluminense segue em patamar elevado em seus números, com vários destaques. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre julho a setembro de 2022):
Movimentação no top 5
As emissoras JB FM 99.9 (adulto-contemporâneo) e Rádio Melodia FM 97.5 (religiosa/gospel) estão ainda mais próximas nos períodos gerais da pesquisa de audiência. Desta vez, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a vantagem fica com a JBFM, que assumiu a vice-liderança geral de audiência nesse período. Porém, a diferença para a Melodia é mínima (menos de 1 mil na média de ouvintes por minuto, pouco para um mercado que registra elevados volumes) e a 97.5 FM ainda leva vantagem em filtros comerciais (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira).
Antes, a FM O Dia FM 100.5 (popular/hits) continua sozinha no topo do ranking de audiência no Rio de Janeiro e região metropolitana. A emissora é dona dos maiores volumes registrados por uma estação no Brasil e o resultado atual é o sétimo consecutivo que a 100.5 FM aparece na primeira colocação geral de audiência, considerando o filtro 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
A Super Rádio Tupi FM 96.5 (popular/jornalismo-esportes) continua isolada na quarta colocação geral de audiência e está mais próxima do top 3 do que da sequência do ranking FM, considerando os principais períodos, como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). E a 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) está isolada em quinto geral, fechando o top 5.
Mais destaques
A movimentação atual da audiência FM no Rio de Janeiro diminuiu a distância que separa a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes) do top 5 de audiência, emissora que apresentou avanço em sua média em filtros comerciais, como o 07h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A emissora está isolada em sexto geral no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
Já a Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) continua sozinha na sétima colocação geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, cravando índices próximos daqueles registrados pela FM nas pesquisas anteriores. A FM é líder em seu formato.
O top 10 é completado por rádios que novamente apresentaram avanços de audiência nos principais períodos da pesquisa. A Positividade FM 104.5 (jovem/adulto-pop) puxa essa fila no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), renovando a sua melhor marca de audiência no Rio de Janeiro.
Logo na sequência, a SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo) manteve sua trajetória de alta e foi dona do segundo maior avanço percentual entre os dez maiores volumes de audiência do Rio, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais).
E o maior avanço percentual foi visto no índice da Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes), que segue fechando o top 10 de audiência entre as emissoras assinantes da pesquisa.
Também entre as assinantes, a Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) apresentou um forte avanço percentual em seu índice de audiência e ganhou uma posição no ranking FM, seguida pela BandNews FM 90.3 (jornalismo), CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes, dona do maior avanço percentual da pesquisa no filtro 05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais) e Novabrasil FM 89.5 (adulto/nacional-esportes).
Resumo dos destaques/mudanças:
– FM O Dia aparece na liderança geral pela sétima vez consecutiva
– JBFM já é vice-líder em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias)
– Positividade FM, SulAmérica Paradiso e Transamérica ampliam seus índices
– CBN apresenta o maior avanço percentual da pesquisa de audiência, seguida pela Antena 1 Lite
Com informações do Portal tudoradio.com