O status de ser uma celebridade pode ser um atrativo de votos nas Eleições 2022, mas também pode significar uma derrota feia para aqueles que em algum momento da carreira já atingiram lugares com destaque tão alto quanto o de candidatos ao governo, câmara ou senado.
Em 2022, muitas estrelas brasileiras decidiram arriscar a candidatura em cargos políticos e se deram bem no pleito. Outras, alcançaram o famoso “flop”, o que nas redes sociais é a tradução do fracasso. Pensando nisso, site o iBahia reuniu os nomes de celebridades, e subcelebridades, que tentaram e conseguiram, e aqueles que bateram na trave.
Hitou
Romário: o ex-jogador de futebol conseguiu a reeleição no cargo como senador do Rio de Janeiro pelo PL, Partido Liberal, com mais de 2,3 milhões de votos.
Danrlei: o ex-jogador de futebol também repetiu o feito de Romário, e se reelegeu, porém, em um cargo diferente, como deputado federal pelo PSD no Rio Grande do Sul. Foi o 20º candidato mais votado com pouco mais de 97 mil votos.
Leci Brandão: a cantora Leci Brandão sucedeu na reeleição. A veterana segue no cargo de deputada estadual em São Paulo pelo PCdoB, com mais de 90 mil votos.
Mário Frias: o ex-global e ex-secretário especial de Cultura pelo governo de Jair Bolsonaro conquistou uma vaga como deputado federal por São Paulo pelo Partido Liberal, PL, com mais de 122 mil votos.
Mauricio Souza: o ex-jogador de vôlei e campeão olímpico recebeu 83 mil votos e se elegeu como deputado federal em Minas Gerais pelo Partido Liberal (PL).
Thiago Gagliasso: o ator e considerado “ex-irmão” de Bruno Gagliasso recebeu mais de 100 mil votos e se elegeu como deputado estadual pelo Rio de Janeiro pelo PL.
Tiririca: o humorista chega ao seu quarto mandato como deputado federal em São Paulo. Em 2022, ele recebeu quase 72 mil votos.
Flopou
Netinho: o cantor baiano disputou vaga na Câmara dos Deputados pela Bahia, mas não alcançou a quantidade de votos suficiente para entrar. O artista recebeu pouco mais de 31 mil votos e ficou de fora.
Lazzo Matumbi: o cantor se candidatou como deputado federal pelo Rede e não atingiu o número necessário de votos para se eleger.
Leo Kret: a dançarina se candidatou ao cargo de deputada federal pelo PDT e ficou como suplente.
Igor Kannário: o cantor também se candidatou como deputado federal pelo União Brasil e ficou como suplente.
Xexéu: o ex-Timbalada não atingiu a quantidade necessária de votos para se eleger como deputado federal pelo Patriota.
Leila do Vôlei: a ex-jogadora concorreu ao senado pelo Distrito Federal e ficou em quinto lugar na disputa.
Alexandre Frota: apesar da campanha na web e da virada de posicionamento que surpreendeu os eleitores, o ex-ator pornô não recebeu votos suficientes para se eleger deputado estadual por São Paulo, ficou com apenas 24 mil.
André Gonçalves: o ator, que em 2022 chegou a ser preso pelo não pagamento de pensão, recebeu apenas 2 mil votos como candidato a deputado estadual pelo Rio de Janeiro.
Antônia Fontenelle: a apresentadora falhou em sua tentativa de ser deputada federal peelo Rio de Janeiro. A ex-mulher de Marcos Paulo recebeu 30 mil votos e chegou a ser uma das mais bem votadas, mas não conquistou a cadeira na Câmara.
Ariadna: a ex-BBB tentou uma vaga como deputada, mas recebeu apenas 5 mil votos.
Manoel Caneta Azul: quem lembra dele? O compositor de um dos maiores hits virais de 2019, recebeu apenas 7 mil votos e não conseguiu sua vaga como deputado estadual do Maranhão.
Felipe Folgosi: o ator teve pouco mais de 30 mil votos na eleição do último domingo como deputado federal por São Paulo, mas não conquistou a vaga.
Gilson Kleina: ex-técnico da Chapecoense, Palmeiras, Ponte Preta e outros times, Kleina teve apenas 840 votos como deputado federal pelo Paraná e não conseguiu se eleger.
Kid Bengala: o ator pornô recebeu pouco mais de 10 mil votos como deputado federal por São Paulo e ficou de fora da Câmara.
Marcos Harter: o ex-BBB, expulso do reality após ser acusado de agressão, recebeu cerca de 1 mil votos pela candidatura de deputado federal pelo Mato Grosso e não conseguiu se eleger.
Sarah Poncio: a influenciadora digital, integrante da família Poncio, bateu na trave como deputada estadual pelo Rio de Janeiro. Sem conseguir converter os seguidores do Instagram para os votos nas urnas, a blogueira ficou com pouco mais de 26 mil votos.
Com informações do Ibahia