A evolução da medicina oncológica tem facilitado o combate a alguns tipos de tumores para os quais, até há pouco tempo, não havia opções tão eficazes. Desde que as terapias conhecidas como alvo-moleculares entraram em campo contra o câncer, “o jogo” contra a doença começou a “virar”. A imunoterapia, como é conhecida a utilização de medicamentos para ajudar o sistema imunológico (defesa natural do organismo) de uma pessoa a destruir as células cancerígenas, tem aprimorado o resultado dos tratamentos de diferentes tumores, a exemplo do câncer de bexiga e de rim.
Algumas medicações, como os inibidores de controle imunológico ou de “check point”, vêm revolucionando os tratamentos uro-oncológicos. Utilizados com frequência cada vez maior no combate ao câncer de bexiga e renal avançados, eles restabelecem a atividade das células de defesa no combate ao câncer quando essa é inibida pelo próprio tumor, ajudando o corpo a se defender contra a doença.
De acordo com o urologista André Costa Matos, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Urologia Seccional Bahia (SBU-BA), o grande desafio diante desses avanços é garantir que todos os pacientes que puderem ser beneficiados pelos imunoterápicos tenham acesso facilitado a esses medicamentos. “A mesma lógica vale para os avanços dos métodos diagnósticos e dos tratamentos, a exemplo da radioterapia, cirurgias videolaparoscópicas e robóticas, que acumulam diversos benefícios para o paciente”, destacou.
Para que essas e outras inovações da medicina cheguem a toda a população, incluindo a grande parcela que depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), o doutor em uro-oncologia defende “boas parcerias público-privadas, que garantam os investimentos necessários; vontade política dos governantes; e claro, incentivo contínuo à pesquisa e ao desenvolvimento da ciência”, acrescentou o médico da Rede D’or que integra as equipes do Robótica Bahia – Assistência Multidisciplinar em Cirurgia e do URO+ Urologia Avançada.
Para discutir as principais novidades relacionadas ao diagnóstico e tratamento de tumores urológicos de forma dinâmica e participativa, a SBU-BA e o Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (GRUOBA), com apoio da Associação Bahiana de Medicina (ABM), realizam o V Simpósio de Uro-Oncologia da Bahia nos dias 14 e 15 de outubro no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. A programação científica inclui atualizações, debates e apresentações de casos clínicos relacionados aos diversos tipos de câncer urológicos.
Boa parte das discussões será conduzida na modalidade de tumor board, em que cada especialista participante emitirá sua opinião técnica sobre como conduzir os casos clínicos apresentados. Além de urologistas, são esperados no encontro profissionais de diferentes áreas da uro-oncologia: oncologia, radioterapia, medicina nuclear, radiologia, patologia, cirurgia vascular, fisioterapia, enfermagem, psicologia e nutrição.
A programação está disponível no site www.abmeducacaopermanente.org.br.