Curitiba também acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra como está o consumo de rádio na cidade e em sua região metropolitana. A medição realizada pela Kantar IBOPE Media apontou uma oscilação negativa no universo de ouvintes, após o mercado acompanhar duas altas consecutivas nesses números. Porém, o nível atual segue superior ao valor registrado antes da alta recente e vários destaques foram observados. Acompanhe (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre maio a julho de 2022):
Disputa pela liderança?
A 98 FM 98.9 (popular/hits), atual vice-líder geral de audiência nos principais períodos da pesquisa, apresentou mais uma alta em seus números e se aproximou de vez da atual líder. Trata-se da terceira alta consecutiva na média de ouvintes por minuto da 98 FM, rádio que já havia assumido a liderança geral de alcance na Grande Curitiba, com mais de 680 mil ouvintes únicos em 30 dias.
Antes, a Massa FM 97.7 (popular/sertaneja) segue aparecendo na liderança geral de audiência, seja no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), no comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira) e em outros filtros da pesquisa. Em alcance, a Massa FM segue entre as primeiras colocadas, acima dos 650 mil nesse quesito.
Também é destaque a condição da Ouro Verde FM Easy FM 105.5 (adulto-contemporâneo). A emissora apresentou a sua quarta alta de audiência consecutiva em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e apareceu pela segunda vez no top 3 nos principais períodos da pesquisa. Na atual pesquisa, essa condição da Ouro Verde FM é ainda mais segura do que o quadro observado na medição passada.
Já a Jovem Pan FM 103.9 (jovem/pop) segue em quarto geral nos principais períodos da medição. Em alcance, a emissora se destaca por contar com o segundo maior valor do rádio curitibano, com mais de 665 mil ouvintes em 30 dias. A Jovem Pan FM apresentou alta na comparação com a pesquisa anterior nesse quesito.
E no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) o mercado viu uma maior aproximação das rádios Caiobá FM 102.3 (popular/hits) e Mundo Livre FM 93.9 (adulto/rock-alternativa), que aparecem logo na sequência nos principais períodos da pesquisa. No comercial (07h-19h/FM+WEB/segunda à sexta-feira), a 93.9 FM avança para o top 5 de audiência.
Mais destaques
A Transamérica FM 100.3 (jovem/adulto-jornalismo/esportes) ignorou a variação negativa do FM no universo de ouvintes e ampliou a sua média de audiência. Isso, aliado a movimentação de concorrentes, posicionou a emissora na sétima colocação geral em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Já em alcance, a 100.3 FM tem o sexto maior valor do mercado, acima dos 420 mil (30 dias e máximo).
Logo na sequência, considerando o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), a Clube FM 101.5 (popular/hits) é acompanhada de perto por outras duas FMs não assinantes da pesquisa, emissoras que completam o top 10. E a BandNews FM 96.3 (jornalismo) é a emissora mais próxima desse pelotão, principalmente em filtros comerciais (segunda à sexta-feira).
Evangelizar FM 99.5 (religiosa/católica), Rádio T FM 104.9 (popular/hits) e Rádio Banda B FM 79.3 (popular/jornalismo-esportes) aparecem logo na sequência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). Vale lembrar que a Banda B segue operando em 550 AM e a soma da audiência nas duas faixas a posiciona no top 10
Com informações Portal tudoradio.com