A Uefa anunciou nesta quarta-feira que o impedimento semiautomático, uma tecnologia destinada a acelerar e dar confiabilidade às decisões da arbitragem, que será utilizada na Supercopa da Europa, entre Real Madrid e Eintracht Frankfurt, e na fase de grupos da Liga dos Campeões.
A Fifa decidiu no início de julho colocar em prática esse sistema na Copa do Mundo do Catar (21 de novembro a 18 de dezembro). A ferramenta permite estabelecer a qualquer momento a posição dos jogadores e da bola, facilitando a sinalização de lances de impedimento.
“Este sistema inovador permitirá às equipes do VAR determinar as situações de impedimento rapidamente e com mais precisão, melhorando a curso do jogo e a coerência das decisões”, declarou Roberto Rosetti, chefe dos árbitros na Uefa.
“O novo sistema funcionará graças a câmeras capazes de acompanhar 29 pontos corporais diferentes por jogador”, explicou a Uefa em comunicado, acrescentando que 188 testes foram realizados com a tecnologia desde 2020.
“O sistema está pronto para ser utilizado nos jogos oficiais e para ser colocado em funcionamento em cada sede da Liga dos Campeões”, confirmou Roberto Rosetti.
Com informações da Gazeta Esportiva