Mais dois ônibus 0KM foram entregues à Prefeitura de Feira de Santana na manhã desta terça-feira (7). Os veículos da concessionária Rosa entram em operação ainda nesta semana, ampliando a capacidade do serviço de transporte urbano ofertado à população.
O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Saulo Figueiredo, afirmou que com a chegada desses veículos, a Linha 2 do BRT entrará em operação experimental, além de que a frota do sistema do município agora será composta por 10 veículos. “Os novos ônibus são 0KM, com ar-condicionado e portas nas laterais esquerda e direita. Temos sete veículos BRT com adaptações para trafegar no corredor da avenida João Durval, são passo gradativos para evolução do transporte público municipal”, diz.
Ainda durante a coletiva, o secretário disse que a entrega dos ônibus da empresa São João, que acontecem nesta quarta-feira (8), atuaram no Expresso Novo Centro, sistema de micromobilidade com deslocamento rápido, na região central da cidade e com tarifa promocional de R$ 0,50.
Reajuste de Tarifa
Ainda de acordo com o gestor, mesmo com chegada dos novos ônibus a tarifa a pretensão da prefeitura é manter a tarifa com o valor atual.
“Esse é um assunto debatido hoje em todo Brasil, cada município vem adotando uma estratégia em relação a tarifa. Em conversa com o prefeito Colbert Martins, estamos aguardando o governo federal sinalizar em relação aos recursos enviados em 2022 e, chegando os recursos, a intenção é manter o valor congelado”, afirmou
Ônibus Modernos
Os novos veículos são integrados com sistema de ar-condicionado, poltronas estofadas, iluminação interna em LED, GPS, painéis com itinerários eletrônicos, saídas de emergência nas janelas, entre outros equipamentos. Os ônibus possuem duas portas na lateral do lado esquerdo [foram alinhadas de acordo com as plataformas do BRT] e três do lado direito com embarque dianteiro [estão alinhadas ao nível da rua].
Para garantir a acessibilidade dos passageiros, os veículos dispõem de elevadores para PCD (Pessoas com Deficiência), localizado na porta central, do lado direito, ao nível da rua, além d e rampas móveis nas portas alinhadas às plataformas e poltronas reservadas a pessoas com mobilidade reduzida e PCD.