Baiano raiz, o Grupo Aratu convidou os artistas plásticos One Kbça e TárcioV, também da terrinha, para transformar paredões em grandes obras de arte da sede da emissora do galinho, no bairro da Federação, em Salvador. A entrega das obras foi nesta sexta-feira (30), após mais de 15 dias, entre esboços, pinturas e retoques.
A iniciativa, segundo a CEO do grupo, Ana Coelho, reforça o compromisso e paixão da companhia pela Bahia. “Convidamos artistas locais que imprimem em seus trabalhos muita personalidade em seus estilos e conseguem representar, com perfeição, as pessoas, locais, histórias do cotidiano, cultura e temas regionais que pautamos todos os dias na TV Aratu, há mais de 50 anos. Além disso, o fato dos painéis serem externos permitem que o máximo de pessoas possam ver, ter acesso a essas artes tão lindas”, afirma.
One Kbça produziu “baianidade”, um painel de 200m², na parede externa do prédio, que mede 14 metros de altura. Ele explica que a ideia foi retratar a riqueza baiana não só da capital, mas também do interior. “Fiz um compilado que percorre todo o painel, não necessariamente havendo uma sequência”, explica o artista.
Já TárcioV caprichou no símbolo no painel que levou dois dias para concluir e batizou de “Antenados”, representando a conexão entre as pessoas e a televisão. Para ele, o espaço cedido é um marco na carreira: “a TV Aratu realocou artistas de rua para dentro do seu ambiente. Com certeza, é um marco divisório do meu trabalho, levando minha criação para uma empresa de difusão do entretenimento”.
Os artistas conversaram com Pablo Reis, no programa Liga da Madruga. Confira as entrevistas completas: