A 15 dias do fim do mandato do presidente Jair Bolsonaro, um caminhão de mudança esteve no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, na tarde desta quinta-feira. O veículo ficou cerca de 1h20 no local.
A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom) da Presidência foi procurada para esclarecer o motivo do caminhão ter ido ao endereço, mas ainda não respondeu. A Secom já havia sido contatada no início da semana para esclarecer quando Bolsonaro irá deixar o Alvorada, mas também não retornou.
A empresa responsável pelo caminhão, Muda Brasília, informou ter sido contratada por outra companhia, chamada 5 Estrelas Mudanças e Transporte. Procurada, a empresa não respondeu.
Na terça-feira, o governador da Bahia, Rui Costa, indicado para comandar a Casa Civil, afirmou que conversou com o atual titular da pasta, Ciro Nogueira, sobre a possibilidade de antecipar a liberação de algumas das residências oficias da Presidência. Além do Alvorada, também há a Granja do Torto, que atualmente é ocupada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.— Voltarei a conversar com ele ao longo da semana, justamente tratando disso, se a gente consegue antecipar uma das residências, para iniciar o mínimo de preparação, eu diria, para o presidente poder, no dia 2, ter uma residência para se assentar com sua família — disse Costa, em entrevista à GloboNews.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem se hospedado em um hotel na região central de Brasília quando está na cidade. Em 2018, quando foi eleito, Bolsonaro teve à sua disposição a Granja do Torto para morar antes de tomar posse. Dessa vez, porém, o atual chefe do governo não liberou nenhuma residência oficial para que o eleito pudesse ficar antes de assumir.
Com informações do O Globo