O candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) criticou as gestões do ex-prefeito Acm Neto (União Brasil) por conta da indústria das multas e da cobrança de taxas abusivas para o empresariado e para população. Em entrevista à rádio Metrópole, o petista destacou que irá atuar para fortalecer a economia baiana e o empresariado da Bahia, mas com justiça social.
“Nós vamos cuidar de todos os baianos, dos mais pobres aos grandes empresários. Vamos atuar diferente do ex-prefeito. Ele que aumentou mais de 1.000% o IPTU, o maior da história, e terminou fechando empresas e aumentando o desemprego. Ele que implantou uma indústria de multas, que agride todos os motoristas que circulam em Salvador. Em apenas cinco meses desse ano, a prefeitura arrecadou mais de R$ 35 milhões”, afirmou Jerônimo.
O candidato do Time de Lula na Bahia destacou que irá gerar emprego a partir de três pilares: “o primeiro são as obras estaduais, construindo, ampliando e reformando hospitais, maternidades, policlínicas, escolas, encostas, barragens e rodovias, apenas para citar algumas ações. O segundo pilar é a parceria com o presidente Lula. A ponte Salvador-Itaparica, a retomada do Minha Casa, Minha Vida, da indústria naval, das ferrovias Oeste-Leste (FIOL) e Centro-Atlântica (FCA), além do Porto Sul. Por fim, vou lançar um plano de reindustrialização da Bahia para atrair novas indústrias a partir de bases tecnológicas e ambientais. Em diálogo permanente com os empresários, vamos estimular à construção civil, a economia criativa, economia verde, a energia eólica e solar, além do hidrogênio verde”, ressalta o candidato.
“O ex-prefeito insiste em dizer que tanto faz (sobre as eleições presidenciais). Para ele, tanto faz um prato com comida ou a fome? O cidadão empregado ou desempregado? O tanto faz não é bom para o Brasil e bem para a Bahia […] Eu quero pedir que o ex-prefeito venha debater comigo“, complementou o postulante ao Palácio de Ondina.
Segurança Pública
“Eu continuarei com os investimentos já feitos pelo governo do Estado em infraestrutura, equipamento e efetivo. Eu serei firme contra os grupos criminosos. Nós trabalharemos com valorização profissional, concursos, formação e com um grande investimento em inteligência”, garantiu o candidato de Lula na Bahia.
Parceria com Lula
Questionado pelos jornalistas sobre como iria atuar com um adversário como presidente da República, Jerônimo garantiu que irá atuar, assim como Rui Costa (PT), em tudo que cabe ao governador e no que mais seja possível fazer.
“No meu plano de governo está tudo separado, o que é responsabilidade estadual, federal e municipal. Eu farei como Rui está fazendo. Por exemplo, aqui em Salvador nós pegamos o metrô e finalizamos, a obra do metrô era responsabilidade municipal”, lembrou o petista.