Um dos mais virtuosos guitarristas da cena do Blues da Bahia, Julio Caldas, se apresenta nesta quinta-feira (1o), no Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS). No show “Ibero Blues”, o músico toca guitarra, lap steel e canta ao lado do baixista Gilmario Celso, do baterista Brian Knave e de Rogerio Ferrer, no piano, um repertório autoral, formado por canções escritas durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. O show começa às 20 horas, na Praça Padre Ovídio Centro, com acesso gratuito.
O blues é o fio condutor do show onde Julio Caldas que explora as possibilidades sonoras, os climas e improvisações jazzísticas, figurando no repertório composições de ícones do blues, como BB King, Jimi Hendrix e Janis Joplin, junto às músicas autorais compostas pelo artista em parcerias com Fabio Shiva, Emílio Cunha, Kal Rebello e Márcia Caldas.
“O repertório desse show desenha sonoridades que remetem ao delta blues e ao clima musical do Mississipi, fundamentando conceitos importantes para a apresentação das músicas que farão parte do meu próximo disco, ‘Ibero Blues’, que está em processo de produção.”, explica Julio Caldas.
Sobre o artista – Júlio Caldas é músico, produtor e pesquisador de instrumentos de cordas dedilhadas e possui sete álbuns lançados: Pitecantropus Erectus; Café com Blues – Tipo Exportação; Julio Caldas Quarteto – Choro Rock; Viola de Arame; Julio Caldas & Choro Rock – Circuito Guitarra Baiana; Blues, Baiões e Psicodelia e Canções Amigas, este último lançado em 2020 em todas as plataformas digitais. Integrou a banda conquistense Café Com Blues e já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Beth Carvalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Pepeu Gomes e Danilo Caymmi.
Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (FLIFS)
A FLIFS é a primeira feira literária da Bahia, realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com o Núcleo Territorial de Educação do Portal do Serão (NTE 19), a Secretaria de Educação de Feira de Santana, a Arquidiocese de Feira e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). Nos últimos 14 anos, lançou 640 livros, realizou 47 conversas com escritores, 172 contações de histórias, 84 mesas literárias e de debates e 100 oficinas.
A programação completa do evento está disponível no site http://www.flifsoficial.uefs.br/