“Agora, sim, nossa cidade tem um colégio que nossos filhos merecem”, comemorou dona Lindinalva da Cruz, enquanto olhava, com orgulho, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Abelardo Moreira. A emoção dela, que é mãe de dois estudantes, foi compartilhada por centenas de outros moradores do município de Mairi que participaram da inauguração do espaço educacional, na manhã desta quarta-feira (27).
A nova escola da cidade localizada a 300 Km de Salvador foi construída com um investimento de, aproximadamente, R$ 27 milhões. O equipamento conta com 12 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios, sala multifuncional e de dança, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, vestiário, guarita, subestação e 23 banheiros.
Recepcionado pelas baianas de Mairi e pela fanfarra Fanceam, o governador Jerônimo Rodrigues esteve presente na cerimônia de entrega do Colégio Abelardo Moreira e ressaltou a importância da educação para o futuro da Bahia. “Aqui, estamos dando aos nossos jovens a oportunidade de estudar em um ambiente moderno e preparado para os desafios do futuro. A educação é a base de tudo”, afirmou ele, que aproveitou a ocasião para conhecer o projeto campeão da 52ª Jornada de Foguetes, realizada no Rio de Janeiro.
A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, que acompanhava o governador na agenda, complementou: “estamos investindo no presente das meninas e meninos de Mairi, oferecendo a eles uma escola de qualidade, mas, também, estamos investindo no futuro, preparando-os para os desafios que virão”.
Já Leonardo, um dos filhos de dona Lindinalva, fez coro à celebração da mãe. “Eu estou achando incrível esse novo colégio. A estrutura é totalmente diferente do que eu estava acostumado. As salas de aula são modernas, e está bem organizado, com bibliotecas, laboratório de ciências e até um auditório para apresentações. Agora, estou até mais motivado a estudar e participar das atividades”, contou ele, que cursa o 1º ano do Ensino Médio.
Segurança
Além da área da educação, a segurança de Mairi também recebeu investimentos importantes, com a inauguração da Unidade Integrada com nova Delegacia Territorial (DTE) e o 4º Pelotão da Polícia Militar do município. A construção dos equipamentos contou com um aporte de mais de R$ 2,8 milhões. Os espaços acessíveis e amplos contam com salas de comando, subcomando, instrução, investigação, inteligência, entre outros ambientes administrativos e operacionais.
De acordo com o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, as novas estruturas reforçam as ações policiais no interior: “foram 110 unidades entregues nos últimos 21 meses, melhorando as condições de trabalho para os profissionais da forças policiais e bombeiros”.