A primeira edição da Mostra de Cinema Portal do Sertão que começou na quarta-feira (6) e seguiu programação na quinta-feira (7) e encerra nesta sexta-feira, dia 8 de novembro, na Escola Municipal Doutor João Duarte Guimarães, localizada no distrito de Humildes, em Feira de Santana tem sido um sucesso e superou as expectativas dos organizadores. O evento aberto ao público, conta com a exibição gratuita de filmes, oferecendo uma plataforma para a exibição de produções contemporâneas do cinema brasileiro.
A mostra recebeu um total de 377 inscrições, abrangendo curtas, médias e longas-metragens dos mais diversos gêneros, incluindo ficção, documentário, videoclipe, animação e experimental, provenientes de todas as regiões do Brasil.
Fabrício Cantanhede que prestigiou a exibição e é montador do Filme Infinemundo, umas das obras exibidas na mostra Portal do Sertão e que atualmente também está sendo exibida nos Estados Unidos, parabenizou o evento e falou da importância de descentralizar o áudio visual.
“Parabenizo pela amostra e agradeço a exibição do filme, houve uma receptividade bem legal por parte do público e espero que o projeto continue nos próximos anos. Eu acho super importante a descentralização do áudio visual, sabemos que temos uma atenção nessa área muito mais voltada para o Sudeste e Sul, concentrado nas capitais. O cinema é uma arte plural, existe uma diversidade de cultura a ser apresentado e a ser revelado para outras regiões para além das capitais e centros urbanos e sim em todos os lados do Brasil. Coincidentemente, enquanto a gente estava exibindo aqui em Feira de Santana, no mesmo horário estava passando em Los Angeles e em Gramado foi premiado na categoria de melhor Filme Juri Popular, isso porque, o filme acabou de começar a ser exibido em festivais, então estamos esperando mais prêmios por aí”, disse o montador.
Edição de filmes
O editor explica também a importância da função da edição, responsável pela montagem e correção de problemas em uma peça do áudio visual.
“O montador de um filme é quem faz o filme acontecer, ele pega todas as cenas que, geralmente não são filmadas em ordem, e organiza tudo em ordem conforme o roteiro. Depois que organiza tudo baseado no roteiro temos também a liberdade de fazer experimentações e, às vezes, mudar a narrativa, inverter ordens de cena, até solucionar alguns problemas que teve durante a filmagem. É como montar um Lego (blocos de montar), vem todas as pecinhas e depois quando chega no montador, o filme sai pronto ali”, diz.
PROGRAMAÇÃO SEXTA-FEIRA (8)
08:30 – Sessão I
Corpos Invisíveis (RJ), Documentário, Direção: Quézia Lopes, Longa-metragem, 2023, 76′
Classificação indicativa: 10 anos
10:45 – Sessão II
Chache Lavi (RJ), Documentário, Direção: Clementino Junior, Média-metragem, 2024, 24′
Isabel Fróes: contos, fábulas e histórias de minha vida terrena (BA), Documentário, Direção: Gleydson Públio, Curta-metragem, 2024, 15′
O Presente (RJ), Ficção, Direção: Ursula Marini, Curta-metragem, 2021, 15′
Classificação indicativa: 10 anos
13:30 – Sessão III
Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre (RS), Documentário, Direção: Boca Migotto, Longa-metragem, 2023, 107′
Classificação indicativa: Livre
15:45 – Sessão IV
Quem me quer? (PE), Documentário, Direção: Tiago Pinheiro, Curta-metragem, 2023, 15′
Solange Não Veio Hoje (BA), Ficção, Direção: Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter, Média-metragem, 2024, 20′
Corpo Cheio (PE), Ficção, Direção: Fernando Marques, Curta-metragem, 2023, 14′
Classificação indicativa: Livre
19:30 – Sessão V
Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil! (CE/PE), Documentário, Direção: Marcelo Felipe Sampaio, 2024, 89′
Classificação indicativa: 10 anos
Também acontecerá simultaneamente a Mostra de Filmes Universitários Online, com curtas e médias-metragens realizados por estudantes de instituições de ensino superior.
A Mostra de Cinema do Portal do Sertão foi contemplada pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.