Mais uma etapa do projeto Cine Noise será realizada esta semana em Feira de Santana com a exibição do documentário “Quixabeira – Da Roça à Indústria Cultural”, dirigido pela cineasta Ângela Luíza Machado, nesta sexta-feira (25), a partir das 19h30, na Casa Noise.
“Quixabeira” foi um pout-pourri gravado por Carlinhos Brown, com participação de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Maria Bethânia. A música alcançou sucesso nacional em 1997, gerando cifras milionárias para a indústria do disco. Mas, será que os grupos e comunidades rurais que compuseram as canções originais (dentre elas, as Quixabeiras da Matinha e da Lagoa da Camisa) tiveram o merecido reconhecimento e o justo retorno financeiro?
Fundado há quase três anos pelo Feira Coletivo Cultural, a Casa Noise está localizada na rua Domingos Barbosa de Araújo, nº 900, no bairro Ponto Central. A entrada para acompanhar as exibições do projeto Cine Noise são gratuitas.
O PROJETO
O objetivo principal desta iniciativa é exibir de forma gratuita documentários musicais, especialmente de produtores audiovisuais baianos, apresentando narrativas sonoras baianas e difundindo e potencializando nossa produção no campo musical e também do audiovisual. As exibições foram iniciadas em setembro e se estenderão pelos próximos meses.
O projeto “Cine Noise” também promoveu a adequação física da Casa Noise para abrigar uma sala de cinema, com lotação máxima de até 50 pessoas, garantindo às devidas condições de acessibilidade.
A contrapartida do projeto é a exibição destes filmes para o público da Casa Noise e para os estudantes de unidades escolares da rede estadual de ensino em Feira.
O projeto foi contemplado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e tem apoio financeiro da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.